Intolerância religiosa

0
304

PC irá investigar ação de baderneiro contra terreiro no Sá Viana


A Federação de Umbanda e Cultos Afros do Maranhão, através do presidente interino – Givanilson Santos Avelar – emitiu nota de repúdio para lamentar o ato ocorrido nas primeiras horas da manha desta segunda feira(03), que resultou na depredação do Terreiro de Matão Deus é Quem Guia, localizado no bairro Sá Viana.

“É inadmissível que, na atualidade, sejamos surpreendidos com o comportamento de pessoas intolerantes e preconceituosas em relação aos cultos afro descentes. Enquanto entidade só nos resta lamentar, denunciar e acompanhar o trabalho das autoridades competentes para que um ato criminoso como esse não fique impune”, declarou o presidente.

Registrado na Delegacia da Vila Embratel pelo pai Jorge, de pronto o caso foi levado ao conhecimento da Secretaria de Segurança Pública, na pessoa do próprio secretário – Jefferson Portela. Bastante indignado, o secretário determinou que a Delegacia Geral adotasse todos os procedimentos cabíveis a fim de que o baderneiro seja identificado e responda pelos prejuízos materiais ocasionados.

É oportuno salientar que a Constituição prevê a liberdade de religião, e a Igreja e o Estado estão oficialmente separados, sendo o Brasil um Estado laico. A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de intolerância religiosa, sendo a prática religiosa geralmente livre no país, cuja Lei nº 7.716/89, alterada pela Lei nº 9.459/97 considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões. Veja abaixo na íntegra a nota emitida pela entidade.

NOTA DE REPÚDIO

A FEDERAÇÃO DE UMBANDA E CULTOS AFROS DO MARANHÃO – ATRAVES DO SEU PRESIDENTE INTERINO – GIVALNILSON SANTOS AVELAR – VEM DE PÚBLICO REPUDIAR O ATO DE VANDALISMO OCORRIDO NA MADRUGADA DE SEGUNDA FEIRA(03), QUE TEVE COMO VÍTIMA O TERREIRO DE MATÃO DEUS É QUEM GUIA, LOCALIZADO NO BAIRRO DO SÁ VIANA. SOB O COMANDO DO PAI JORGE.

O CASO JÁ FOI DENUNCIADO ÀS AUTORIDADES COMPETENTES, E ENQUANTO ENTIDADE ESTAREMOS DE PERTO ACOMPANHANDO A APURAÇÃO E PUNICÃO DOS RESPONSÁVEIS OU RESPONSAVEL.

SÃO LUÍS, 03 DE SETEMBRO DE 2018.

GIVANILSON SANTOS AVELAR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here