Os tuítes que teriam sido publicados em Araraquara (SP) aparecem na rede social como se estivessem sendo feitos de Brasília desde o dia 15 de julho

No enxame de informação que tem sido divulgado nos últimos dias após a prisão do hacker, tem causado estranheza a presença no Twitter do suposto hacker de Araraquara, Walter Delgatti Netto, conhecido como ‘Vermelho”.

A pergunta que não quer calar: por qual motivo Walter voltou ao Twitter e, filiado ao DEM, começou a tuitar sobre o PT, Lula Livre e vazou as informações para o jornalista Glenn Greenwald? Faz algum sentido?

Desculpe, para mim não.

A Revista Fórum antecipou em texto no blog do Rovai que Delgatti ficou desde 2011 sem usar essa rede social e voltou no dia 27 de maio deste ano, pouco antes do juiz Sérgio Moro anunciar que seu celular havia sido invadido, o que ocorreu no dia 4 de junho, com um comportamento completamente diferente do que tinha antes.

No seu retorno, Delgatti voltou “Lula Livre”. E passou a republicar matérias do 247, DCM, Fórum, Carta Capital, The Intercept e de políticos como Paulo Pimenta e Margarida Salomão, ambos do PT. A questão é que Delgatti é filiado ao DEM e no seu Instagram, que é fechado, a frase de destaque é uma crítica a Dilma.

Ainda ontem, Fórum também publicou com exclusividade reportagem do colunista Cleber Lourenço em que uma ativista de esquerda relatou que foi procurada por Delgatti no Instagram e que ele buscava lhe passar informações exclusivas do caso Vaza Jato, dizendo-se amigo de Gleen Greenwald.

São tantas incongruências nessa história dos supostos hackers que todo jornalista esperto deve ficar atento ao desenrolar desse novelo. E, convenhamos: hackers que não se dão ao trabalho de esconder o próprio endereço IP e que usam Windows 10 minam ainda mais a credibilidade dessa narrativa.

É o momento que volto ao questionamento do início desse texto: faz algum sentido a conta de um filiado ao DEM postar Lula Livre anos após não usar a ferramenta às vésperas do ministro Sérgio Moro anunciar que havia sido “haqueado”? Não faz.

Todos têm direito à defesa, mas é preciso coerência no discurso. E o que se apresenta até agora, nada faz sentido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui