Todas as pessoas, inclusive idosas, devem buscar a meta mínima de realizar exercícios aeróbicos, de resistência, de força e alongamentos

Quanto exercício deve ser feito por semana para ter benefícios à saúde? Aparentemente simples, essa é uma pergunta que me fazem com frequência.

Segundo o American College of Sports Medicine, organização que é uma referência no segmento, todas as pessoas, inclusive idosas, devem buscar a meta mínima de realizar exercícios aeróbicos somados a exercício de resistência, força e alongamentos, conforme explico abaixo.

  • Exercícios cardiorrespiratório, ou seja, aeróbico: Intensidade moderada, 30 minutos ou mais, pelo menos 5x por semana, com um total mínimo de 150 minutos por semana. O exercício cardiorrespiratório também pode ser realizado em alta intensidade, 25 minutos ou mais, pelo menos 3x na semana, com um total mínimo de 75 minutos por semana.
  • Resistência e força, ou seja, musculação: No mínimo 2 a 3x por semana, trabalhando os principais grupos musculares, como peitoral, costas e coxas;
  • Alongamentos: 2x na semana, com foco nos principais grupos de tendões e músculos.

Não restam dúvidas que a prática regular de exercícios físicos promove inúmeros benefícios ao organismo.

Entre as vantagens, estão a redução de doenças cardiovasculares, derrames, diabetes do tipo 2, obesidade e cânceres. Há, também, melhora da pressão arterial e do perfil lipídico; e diminuição de estresse, depressão, ansiedade, osteoporose, entre outros.

É importante deixar claro que priorizar um ou outro exercício depende da individualidade e preferência de cada pessoa. Porém, o ideal é enfatizar os estímulos dado ao corpo de uma maneira global, para que, assim, se tenha os melhores resultados tanto para a saúde quanto para à estética.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui