Katyane, ficou conhecida por protagonizar um momento triste na sua história, e consequentemente na história da política brasileira.

( Foto: Reprodução Instagram Katyane Leite )
( Foto: Reprodução Instagram Katyane Leite )

A eleição de 2020 foi marcada pelo aumento das mulheres concorrendo a cargos públicos no Brasil. A vereadora da cidade de Pedreiras, a 280 km de São Luís, Katyane Leite, foi eleita pelo PTB, com 441 votos totalizados. 

Ao todo neste ano Katuane Leite, aprovou mais de 100 proposições de sua autoria. Só no bairro Goiobal foram realizados dez pedidos. 

A vereadora solicitou a construção de uma praça recreativa e cultural na rua São Silvestre no bairro Matadouro, bairro periférico da cidade.

Pediu ainda a contratação de um médico neonatologista para acompanhar crianças prematuras e com disfunções; a construção de praça com academia; doação de absorventes para jovens em condições de vulnerabilidade. Solicitou a instalação de um aterro sanitário no município; indicou a doação de terrenos para construção das sedes de instituições filantrópicas que trabalham com pessoas com deficiência. 

Para os animais abandonados da cidade, ela indicou a implantação de um abrigo com assistência técnica do município com veterinário, biólogo e cuidadores.

Pandemia

No Brasil foram mais de 615 mil vidas perdidas para a Covid-19. Na cidade de Pedreiras ao todo mais cinco mil casos foram confirmados. Ao total 117 pessoas perderam a vida na cidade por conta da doença. No entanto, os recuperados chegam a quase cinco mil. A parlamentar é uma dessas que venceu a doença.

“Agradeço a Deus pela vida e pela oportunidade de continuar lutando pelas pessoas, sonho em concluir meu mandato seguindo este caminho, exercendo o real papel de um parlamentar, pretendo estar sempre ao lado do povo”, ressaltou.

Violência Política de Gênero

De acordo com o TSE, nas eleições de 2016 foram eleitas mais de sete mil vereadoras. Já no ano passado, mais denove mil mulheres conquistaram uma vaga em cargos públicos pelo Brasil.

A parlamentar faz parte da mesa diretora da Casa, sendo a 1ª Secretária. Dos 13 vereadores a Câmara de Pedreiras tem cinco vereadores mulheres e é presidida pela edil Marly Tavares. 

Mesa diretora da Câmara Municipal de Pedreiras  ( Foto: Reprodução Instagram Katyane Leite )

Katyane, ficou conhecida por protagonizar um momento triste na sua história, e consequentemente na história da política brasileira. 

No dia 06 de outubro, em Sessão Ordinária, em um momento se defendia de ataques cometidos contra o vereador Emanuel Anselmo, foi impedida de se pronunciar, tendo seu microfone arrancado da mesa diretora. Na época Katyane comentou que teve medo. 

Vereador Emanuel Anselmo no momento que impediu a vereadora Katyane de se pronunciar ( Foto: Reprodução Youtube )

A repercussão ganhou proporções internacionais. No entanto, por ser uma Casa que tem uma representatividade feminina forte, não recebeu o apoio de nenhuma das parlamentares. “ Foi lamentável assistir alguns colegas usarem a tribuna para me chamarem, de covarde, oportunista, impiedosa. Fazendo menção ao dia 06 de outubro e me pedindo para encerrar como se nada estivesse acontecido”, confessou Katyane.

No último dia 03, o Ministério Público do Maranhão publicou uma manifestação do promotor de justiça Lindemberg do Nascimento Malagueta Vieira, da Comarca de Pedreiras, que requer reparação do Município por discriminação contra a mulher.

 Vereadora Katyane ministrando palestras ( Foto: Reprodução Instagram Katyane Leite )

“Venho recebendo convites para ministrar palestras sobre o tema: violência política de gênero. Já iniciei este trabalho que pretendo focar e ajudar desta forma mulheres e também homens a se respeitarem neste universo político”, expressou a parlamentar que está participando de conferências no âmbito estadual e nacional.

2021 – 2022

Katyane, classificou o ano de 2021, “como um ano de grandes desafios que enfrentei, com muitas dificuldades, mas me considero uma vitoriosa.”, disse.

A parlamentar comentou ainda como foi esse primeiro ano como vereadora.  “Fui muito perseguida na Câmara por alguns de meus pares, tive projetos importantes engavetados, muitas vezes tentaram me calar, me intimidar. Sou ignorada, excluída, uma espécie de represália para não exercer meu papel. Mas eu não cedi e não cederei às pressões. Tenho Deus em minha vida, por isso, nunca estarei só. Minha base é o povo”, lembra. 

 ( Foto: Reprodução Instagram Katyane Leite )

“O meu futuro na política não posso prever, mas estou trabalhando para não decepcionar as pessoas e ter o reconhecimento delas. Se estiver nos planos de Deus para continuar na política e galgar um outro cargo, estarei preparada para novos desafios”, externou a parlamentar.

Katyane Leite, comentou o que espera para 2022. “ Que seja um ano de muitas realizações, continuarei meu trabalho com as bençãos de Deus por minha cidade em prol do povo”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui