Ligado ao segmento cultural há mais de duas décadas, o edil ludovicense ratifica que será uma reparação justa pelo desmonte do boiodromo que funcionava no Parque Folclórico da Vila Palmeira

No primeiro trimestre de 2022, em meio a forte protesto de pessoas ligadas à cultura maranhense, o Parque Folclórico da Vila Palmeira também chamado Arraial Humberto de Maracanã – acabou se transformando na Praça da Família.

De lá pra cá, assim como tem feito com a Cidade do Samba, o vereador Astro de Ogum(PCdoB), decano no Parlamento Ludovicense, nunca deixou de cobrar das autoridades uma espécie de “reparação” para com o bumba boi, ratificando a importância de manter viva à nossa tradição.

Apontado como uma das maiores lideranças políticas na Ilha, que tem no segmento cultural um dos pilares na sua plataforma política em mais de duas décadas, o elo que liga Astro a cultura maranhense dispensa comentários, tanto que há anos o maior e melhor arraial do Maranhão, o Pertinho de Você, é organizado pelo parlamentar.

“Assim como tenho feito com as escolas de samba de São Luís, pedindo a construção da Cidade do Samba, vinha reivindicando junto ao governador Carlos Brandão(PSB) e a equipe dele a construção do boiódromo. Inclusive em julho, quando realizamos o Arraial da Vila Palmeira – em um espaço bem aquém do de outrora, voltei a cobrar a edificação de um local apropriado. Na oportunidade, o próprio Brandão assumiu o compromisso de que seria erguida uma grande área para a apresentação das manifestações daquele que foi alçado ao posto de Patrimônio Cultural da Humanidade”, lembrou Astro.

Como para o governador Carlos Brandão promessa feita precisa ser cumprida, neste domingo(16), o chefe do Executivo Maranhense afirmou que vai iniciar a discussão com sua equipe de governo e os principais representantes da cultura popular do Maranhão, a construção de um espaço fixo apropriado para grandes apresentações de Bumba Meu Boi.

“São Luís vai ganhar seu Boiódromo que deve ser construído na região do Aterro do Bacanga”, assegurou Brandão. O anúncio foi feito durante o discurso feito na abertura da Festa da Juçara no Parque do Maracanã. O governador falou que vai visitar o Bumbódromo de Parintins no Amazonas, para avaliar a estrutura e saber o que eles podem incorporar no espaço que será construído em São Luís.
“Parintins só possui dois Bois, o Garantido e o Caprichoso, e conseguem fazer uma grande festa, imagina a cultura maranhense que tem centenas de manifestações do Bumba Meu Boi, podendo fazer uma festa ainda maior e em um espaço bem estruturado”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui