Um estudante da cidade de Pedro do Rosário, na Baixada Maranhense, voltou a figurar em primeiro lugar no Maranhão na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, nível 2, realizada este ano. Em 2021, ele também alcançou o topo no estado, na mesma competição (reveja

O resultado da 17ª OBMEP foi divulgado terça-feira (20), que reuniu 18,1 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio de todo o Brasil. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas nesta edição.

A medalha de ouro foi conquistada pelo aluno Álex Luciano Marques Morais, de 15 anos e estudante do Unidade Mais Integral ‘Raquima Martins’, da Rede Pública Municipal de Pedro do Rosário. No mesmo nível, um aluno da Santa Luzia, São Bernardo e São Francisco completaram o quadro de medalhas de ouro no estado, além de um da cidade de Barão de Grajaú, que foi classificado como o primeiro colocado, no nível 1.

O Maranhão teve 4 medalhistas de ouro, sendo apenas um aluno do nível 1 (6 e 7 anos do Ensino Fundamental), e três alunos do nível 2 (8 e 9 anos do Ensino Fundamental). Dos três medalhistas de ouro do Estado, o aluno pedrorrosariense foi o primeiro colocado em ordem decrescente de pontuação, conforme divulgação no site da OBMEP, segue link http://premiacao.obmep.org.br/17obmep/verMenuAlunosPremiados-MA.htm

A escola em que Álex Morais estuda divulgou nota parabenizando ele e seu pai, Alekson Morais, que é professor de matemática da Rede Pública de Pedro do Rosário, que também foi um dos professores premiados na edição passada e nesta, de 2022. “Com esforço e dedicação, ele mostrou seu conhecimento em matemática e conquistou sua terceira medalha na competição”, completou a nota da unidade de ensino do município.

As explicações para o êxito do aluno pedrorrosariense remonta à 1ª fase da OBMEP 2019, quando Álex Luciano, então com 12 anos e no 6º ano do Ensino Fundamental, foi o aluno que mais pontuou na prova da Olimpíada a nível municipal.

Álex passou para a 2ª fase e começou a estudar na semana seguinte sob a supervisão do seu pai Alekson Morais, e utilizando os bancos de questões disponíveis no site da Olimpíada, além das provas de anos anteriores. Quando saiu o resultado a surpresa foi grande, veio a sua primeira medalha na competição, uma medalha de bronze na 15ª edição da OBMEP.

Estudantes de diversas outras cidades da Baixada Maranhense ganharam premiações nas categorias prata, bronze e menção honrosa. A lista completa pode ser acessada http://premiacao.obmep.org.br/17obmep/verMenuAlunosPremiados-MA.htm

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui