Dono de vasta experiência como o ex-deputado estadual (dois mandatos), ex-deputado federal (seis mandatos), ex-secretário de Educação e de Planejamento, Gastão Vieira foi o entrevistado do programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (26), na TV Assembleia. Ele falou sobre sua trajetória e sobre o cenário atual da política brasileira.


“O Parlamento está vivendo um grande momento. Pela primeira vez, o Legislativo se apossa do Orçamento, ou seja, ele é ouvido com relação ao Orçamento, embora isso se dê muito mais em nível do Orçamento Federal, isso vai chegar nos estados. As Assembleias Legislativas vão ter de se adaptar a esse novo processo”, avaliou.

Ele revelou que o Orçamento impositivo, como ficou conhecida a parte dos recursos cujo uso é definido pelos parlamentares, era um desejo antigo. “Era um sonho. Eu, como deputado federal, e muitos que me acompanhavam naquele tempo desejávamos ter alguma influência no orçamento Federal, não ser só pedintes”, disse, também fazendo críticas a novos mecanismos como a ‘emenda pix’.

Gastão Vieira falou, ainda, sobre os movimentos recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Nós vimos o presidente Lula fazer uma visita ao Fernando Henrique Cardoso, para mim extraordinariamente boa do ponto de vista político. Na véspera, tinha feito uma visita para Sarney. Quer dizer, os homens mais experientes estão sinalizando que nós vivemos um momento de entendimento, não é o momento de ruptura”, assinalou.

Ele abordou a educação na atualidade e disse que é preciso investir no setor. “O Brasil precisa desenrolar essa questão de educação”. Também defendeu o ensino técnico. “Nossos progressistas não acreditam no ensino técnico profissional. Eles não viveram o que eu vivi na época da instalação da Alcoa, quando a Escola Técnica Federal botou todos os seus alunos na Alumar porque eram bem formados”, disse.

Com apresentação da jornalista Elda Borges, o ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui