Medida faz parte de plano lançado pela empresa para “reforçar a competitividade do banco e adequar a capacidade de atendimento”

Michael Melo/Metrópoles

OBanco do Brasil anunciou nesta segunda-feira (29/07/2019) um conjunto de medidas que vai mexer com seu quadro de funcionários. Segundo a empresa, o objetivo é “reforçar a competitividade do banco e adequar a capacidade de atendimento às necessidades de cada praça, privilegiando a experiência do cliente”. Na prática, o pacote inclui a possibilidade de o funcionário pedir demissão, mediante um “incentivo” que o banco oferecerá de 9,8 salários, respeitando o piso de R$ 20 mil e o teto de R$ 200 mil.

O incentivo terá como base duas variáveis: o valor atual do salário do empregado e o tempo de serviço que ele já acumulou na empresa.

O desligamento, que o banco diz não se tratar de um programa de demissão voluntária – “não há metas de desligamentos” – faz parte do Programa Adequação de Quadros (PAQ). Em nota, o Banco do Brasil afirma que o PAQ oferece ao funcionário da casa em um plano de ajuste da força de trabalho, “equalizando situações de vagas e excessos nas dependências/praças”.

“Funcionários localizados em dependências com excesso no quadro podem aderir a um plano de desligamento incentivado, a partir desta terça-feira (30/07/2019) e até 14 de agosto. Esses funcionários também terão a possibilidade de movimentar-se, com priorização, para vagas existentes em outras unidades”, ressalta a nota.

Quem não tiver interesse em se desligar, segundo diz a nota, será priorizado no processo de preenchimento das vagas e aqueles que perderem a função manterão sua renda pelo período de 120 dias.

“O Banco do Brasil não tem objetivo de reduzir seu quadro de funcionários, mas adequá-los à nova estrutura. Não há, portanto, meta de desligamentos, pois as movimentações oferecidas poderão regularizar a situação do funcionário”, destaca o anúncio.

O desligamento dos funcionários interessados poderá ocorrer na modalidade aposentadoria ou no desligamento consensual, previsto na legislação trabalhista.

Indenização
Segundo a nota, “além dos direitos regulamentares de desligamento de pessoal, haverá uma indenização vinculada ao tempo de trabalho no BB, de até 9,8 salários, conforme critérios do programa. Além da indenização pecuniária e direitos regulamentares, o Banco ressarcirá o plano de saúde dos funcionários e dependentes econômicos cujo desligamento tenha cessado o direito de permanência como associados dos respectivos planos de saúde, pelo período de 1 ano”.

As medidas anunciadas, além do PAQ, são as seguintes:

  • Alteração de tipologia de algumas agências e Postos de Atendimento (PA), em que haverá a transformação de 49 PA em agências e 333 agências em PA. O banco assegura que que não há fechamento de agências e o atendimento aos clientes não sofrerá mudanças;
  • Criação de 42 novas agências especializados no atendimento a empresas, até outubro, que preveem a especialização de atendimento em carteira varejo, sem mudança física;
  • Criação da Unidade Inteligência Analítica, que surge com a missão de centralizar o acompanhamento das evoluções, inovações e desenvolvimento de técnicas, ferramentas e soluções com uso de Inteligência Analítica e de Inteligência Artificial;

As 333 agências que se transformam em postos de atendimento continuarão a prestar os mesmos serviços financeiros, havendo impacto somente na estrutura organizacional. No mesmo movimento, 49 postos de atendimento serão transformados em agências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui