O vereador Marcial Lima (PRTB), acompanhado do titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso, José Augusto Cutrim Gomes, fará na próxima quinta-feira (22), às 9 horas da manhã, uma visita in loco ao Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), que fica localizado no Sítio Leal, no bairro do Filipinho, em São Luís.

A visita tem como objetivo verificar as condições de funcionamento daquela unidade de saúde, que é administrado pela Prefeitura Municipal de São Luís. Após a visita, por iniciativa do vereador Marcial Lima, será realizada uma audiência pública, em dada e local ainda a ser confirmada pelo parlamentar.

Em pronunciamento feito na sessão de hoje, Marcial Lima, enfatizou a necessidade urgente de tomada de medidas pelo executivo municipal, para que os idosos sejam melhor assistidos. “O Caise precisa urgente de atenção da Prefeitura  de São Luís. Nossos idosos merecem, pois já fizeram muito pelo nosso país”, acentuou o vereador, elogiando o corpo de funcionários do Centro realiza um grande trabalho.

Mais investimentos

Com média de 11 mil atendimentos mensais – o Caisi, que é dirigida pelo diretor Paulo Sérgio Costa e que conta com uma equipe multidisciplinar – atende o público com idade a partir de 60 anos mensais, tanto da capital, como de outros municípios maranhenses.

“O que defendemos é mais investimentos para aquela unidade de saúde.  Nosso futuro, com fé em Deus, será a vida idosa. Então, nós estamos propondo essa audiência pública cuja data ainda será agendada, e no próximo dia 22, faremos uma visita técnica no Centro. Convido todos os vereadores da nossa capital para nos acompanhar nessa visita”, afirmou Marcial Lima, lembrando que o Caisi foi criado no então governo Tadeu Palácio e, a idéia era implantar 12 centros espalhados por São Luís, mas isso nunca aconteceu.

O vereador também fez o convite para participarem da visita os representantes da Rede de idosos, da Igreja do Filipinho, igrejas evangélicas e de escolas das proximidades.

Atendimentos

O Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), conta com mais de 18 mil idosos cadastrados, com média de 11 mil atendimentos por mês, sendo individual e em grupos. Os idosos contam com a assistência prestada através de grupos de convivência sobre saúde do homem, hidroginástica, ioga, artes manuais, pilates, coral, dança e terapia familiar.

Além disso, o centro oferece também serviços especializados na área de saúde – consultas médicas em geriatria, educação física, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, serviço social, além dos grupos terapêuticos (arteterapia, memória, convivência e outros).

Investigação

Já existe um procedimento de investigação, formalizado no âmbito do Ministério Público, com todos os diagnósticos do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e demais inspeções comprovando a situação deficitária do prédio. Segundo o promotor Augusto Cutrim, já estão sendo tomadas medidas via administrativa para resolver a situação, “Estamos tentando, por via administrativa, resolver a situação. Por deliberação das entidades da rede do idoso, vamos até o prefeito como última tentativa de solução administrativa. Caso não haja solução, vamos adotar as medidas legais”, pontuou o promotor Augusto Cutrim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui