Revelado pela categoria de base do Galo, Marquinhos se destacou nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro e assumiu a titularidade. Marcou um gol no Brasileirão e deu duas assistências. Marquinhos atuou  em 14 partidas como profissional, sendo onze pela competição nacional.

O começo

O jovem jogador chama-se José Marcos Costa Martins. Nasceu no dia 24 de outubro de 1999, em Cajari-MA. Meia ofensivo, pesando 71 kg e 1,70 m de altura. O começo de Marquinhos no futebol foi como a maioria dos garotos pobres, bem difícil. O garoto foi descoberto por Samu Sales em 2014, quando este andando pelo Nordeste em busca de novos talentos conheceu Marquinhos. Como resultado, o ex- jogador Samu encantou-se com o jovem e o levou para participar de uma “peneira” no Vasco.

A primeira oportunidade

“Nós o levamos ao Vasco há cinco anos. Na ocasião, ele teve a chance de jogar no juvenil, mas o Vasco estava vivendo um período instável e ainda era momento de férias, entre dezembro e janeiro. Pediram para ele voltar depois de alguns meses. Aí decidimos não ficar lá”, contou Samu Sales ao UOL.

Marquinhos não foi aproveitado no Vasco da Gama. A oportunidade surgiu no Atlético graças à proximidade do agente com o diretor de categorias de base na época. Rapidamente o jovem destacou-se na categoria de base e acabou queimando etapas.

Antes de se tornar profissional defendeu o Ituano (2014) e Osasco Audax (2015). Quando chegou ao Galo em 2016, foi promovido para a categoria profissional. Apesar de ser considerado uma promessa, foi emprestado no ano seguinte a Chapecoense, para adquirir mais experiência.

No início de 2019 retornou ao time de Minas e se tornou em a sensação do time na temporada. O jovem destro atuou no Brasileirão em 14 partidas. Marcou um gol e deu duas assistência. No jogo contra o Goiás, primeiro clássico, Marquinhos marcou o primeiro gol como profissional e comemorou, lembrando o passado quando foi ajudante de pedreiro e ajudava o pai vigiando carro.


O atacante Marquinhos teve o contrato renovado pelo Atlético até dezembro de 2023. O vínculo anterior do jogador, de 20 anos, terminaria em 2021.  


Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui