José Maria Costa, entrevista pré candidatos a Prefeito para a cidade de Arari.
Aqui o Sr JORGE MARTINS
  • Maria Costa, entrevista pré candidatos a Prefeito para a cidade de Arari. Aqui 👇🏿 responde o Empresário Sr. JORGE MARTINS
    Estas mesmas perguntas foram enviadas aos srs. Evando Piancó, Dini Prazeres, Álvaro Jardim, e a sra. Maria Alves. Quando telefonei ao sr Jorge Martins, ele me disse que ainda não tinha um Programa de Governo, que era somente um pré-candidato. Mas, me atenderia. Por isso desde já meus respeitos e agradecimento. Abaixo segue a entrevista.

PRIMEIRA PERGUNTA
1- José Maria Costa – O sr. é pré-candidato a Prefeito de Arari ?

JORGE MARTINS- Sim

2- José Maria Costa – Em qual partido político és filiado ?

JORGE MARTINS – PCdoB

3- José Maria Costa – E porque o sr.(a) quer ser prefeito de Arari ?

JORGE MARTINS- Acima de tudo porque amo minha terra, é esse bem querer desejo transformar em dedicação e benefícios para a nossa cidade e nossa população, através de um plano de desenvolvimento baseado em informações colhidas em reuniões com as mais diversas classes da sociedade – grupos organizados, associações, sindicatos, grupos religiosos, grupos de jovens, etc e, assim eleger as prioridades para trabalhar em benefícios de todos.

SEGUNDA PERGUNTA
1- José Maria Costa – O que o sr administrou no setor privado ou público, que o sr entende que lhe credencia a ser prefeito de Arari ?

JORGE MARTINS- Na minha formação de Engenheiro Agrônomo já transitei por Órgãos Públicos como IBAMA, Prefeitura de São Luís, e fui Secretário de Produção no 1° governo do Dr. Leão Santos, onde desenvolvemos um trabalho importante na área rural deste município, introduzimos sementes de melancias mais produtivas e mais comerciais, promovemos uma mini reforma agrária e elevamos o nome de Arari para fora das fronteiras do Estado, com ascensão do festival da melancia. A partir de 1990 já no setor
privado, juntei mais experiências que hoje me credenciam a pleitear o cargo de Prefeito de Arari.

TERCEIRA PERGUNTA.
1- José Maria Costa – Quantos e quais processos, e em quais áreas o sr. responde ?

JORGE MARTINS- Não respondo a nenhum processo que possa promover a impugnação da minha possível candidatura.

QUARTA PERGUNTA.
1- José Maria Costa – Como o sr.(a) ver hoje em Arari a Ideologia de Gênero ?

JORGE MARTINS- O Estado Democrático de Direito garante o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais. Devendo existir a segurança dos direitos individuais e coletivos, dos direitos sociais e inclusive dos direitos políticos. Sendo assim, independente das convicções pessoais de cada um, qualquer pessoa pode se candidatar, disputar eleição e dependendo do merecimento vencer Eleições Municipais. É o que respeito !

2- José Maria Costa – Como o sr(a) acha que transitará entre a comunidade conservadora (de costumes ) evangélica, uma candidatura homoafetiva para o Executivo ?

JORGE MARTINS- Respondido no item anterior

QUINTA PERGUNTA.
1- José Maria Costa – Nessa guerrilha dos campos baixos alagadiços cercados, conflitos com “ grileiros “, pessoas pobres presas e processadas.
Onde o sr. (a) entende que a Prefeitura deveria ter intermediado a paz.

JORGE MARTINS- No que tange a situação de conflito agrário em terras arariense, acredito que a melhor conduta é promover ações articuladas e coordenadas nos três entes federativos ( União, Estado, Município ) mediante a promoção de políticas públicas para a urgente implantação e a efetivação da regularização fundiária no município de Arari, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções da terra na propriedade rural o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

2- José Maria Costa – Ou entende que a Prefeitura não tem que se envolver com isso ? Quero ouvir a tua opinião.

JORGE MARTINS- Respondido no item anterior

SEXTA PERGUNTA.
1- José Maria Costa – O progresso chega em Arari, com ele a insegurança pública. Hoje rouba-se e furta-se celulares de manhã, de tarde e de noite. Inclusive com motoqueiros incapuzados. E o pior, não se consegue fazer um boletim de ocorrência. E sabe-se que as guardas municipais, hoje, tem o poder de polícia.
O que o sr(a) fará para combater esse tipo de crime ?

JORGE MARTINS- Apesar de Arari não figurar como cidade violenta em nosso Estado, por conta da nossa população ser originalmente pacífica e ordeira, não podemos descuidar desse fato que hoje assola o País de ponta a ponta. Acredito que quando o País voltar a crescer e os empregos voltarem, os índices de criminalidade vão fazer o caminho inverso. Quanto aos pequenos furtos e assaltos, acredito que com o empenho da Polícia Civil e Militar, juntamente ao aparelhamento da guarda municipal, inclusive com um monitoramento feito por câmeras de vigilância em pontos estratégicos e uma central localizada dentro do prédio da guarda, vai inibir muito a marginalidade e trazer paz para a população arariense.

SÉTIMA PERGUNTA.
1- José Maria Costa – De onde virá o dinheiro para patrocinar a sua campanha eleitoral ?

JORGE MARTINS- Necessariamente do Fundo Eleitoral, que se destina ao financiamento das campanhas de todos os candidatos às eleições municipais de 2020.

OITAVA PERGUNTA.
1- José Maria Costa – O grande legado que o Djalma Melo deixará da sua administração, é o pagamento em dia do funcionalismo público. Mesmo sendo uma obrigação justa, outros não cumpriram essa obrigação. Ao final de uma administração sua, qual o legado o sr (a) quer deixar.
Como gostaria que fosse lembrado ?

JORGE MARTINS- Desculpe discordar do seu pensamento, mas garanto a você que o maior legado do prefeito atual não é esse, e sim, também esse. Mas foi a infraestrutura e principalmente a educação que marcaram sua administração. Quanto a mim, humildemente gostaria de manter o nível de administração atual e dentro das possibilidades, e em cima de um projeto de desenho alicerçado pelo eco turismo e produção, atrair visitantes e recursos, que ao meu ver em pouco tempo mudaria a qualidade de vida e renda dos ararienses para melhor.

2- José Maria Costa – O prefeito que fez …?

JORGE MARTINS- Respondido no item anterior

NONA PERGUNTA
educação.
Percebe-se que na parte patrimonial: a escola, o prédio, esse avançou muito. Muitas escolas climatizadas por exemplo. Mas a Evasão Escolar em Arari ainda é enorme. O que o sr tem no seu programa de governo e como fazer, para combater a Evasão Escolar em Arari?

JORGE MARTINS- Discordo aqui novamente, não a registro de grande evasão escolar em nosso município, ao contrário, os profissionais da Educação de Arari, são referências no Estado e, por conta disso conseguiram elevar o IDEB para o 5° melhor do Estado.

DÉCIMA PERGUNTA.
1- José Maria Costa – Em Arari, a educação em Tempo Integral, ainda acolhe uma camada muito pouca de estudantes, mais ou menos, uns 600 alunos e, quase sempre são os contemplados com projetos da Vale.
O que tens no seu programa de governo para inserir mais estudantes na educação de tempo integral ou isso não tem nada a ver com prefeitura ?

JORGE MARTINS- Em uma futura montagem de Programa de Governo reuniremos com os valorosos profissionais da Educação Arariense onde encontraremos os melhores caminhos para Educação em Tempo Integral.

DÉCIMA PRIMEIRA PERGUNTA
1- José Maria Costa – Eu já doei uniformes escolares em Arari para crianças carentes.
Quantos uniformes escolares a Prefeitura de Arari distribui por ano para alunos carentes em sua rede escolar municipal ?

JORGE MARTINS- Não tenho dados da administração atual, porém pelo exposto acima creio que é uma política assistida.

2- José Maria Costa- Sendo eleito prefeito de Arari, como conduzirá uma política de doação de uniformes e material escolar para crianças carentes das nossas comunidades ?

JORGE MARTINS- Em uma parceria da Secretaria de Educação e Assistência Social, promoveremos a identificação por famílias as quais receberão uniformes e material escolar conforme suas necessidades.

DÉCIMA SEGUNDA PERGUNTA.
1- José Maria Costa- Hoje Arari não possui um prédio público próprio de uma Biblioteca Municipal, o sr. pode dizer que existem algumas ambulantes por aí. Que cada escola tem suas salas de leituras. Se responder assim, imagino esteja respondendo com o umbigo. 1- Por que não se constrói uma Biblioteca Pública em Arari ?

JORGE MARTINS- A semente disso está na 1ª infância, incentivando em nossas crianças o hábito da leitura, mesmo com uma Biblioteca Publica desaparelhada, é dentro da escola que se promove e incentiva a leitura. Fato esse muito comum nas escolas arariense.

2- José Maria Costa- O que existe sobre essa temática no seu programa de governo ?

JORGE MARTINS- No Brasil pensa-se antes em construir prédios. No meu governo construiremos políticas que desenvolvam o hábito da leitura em nossas crianças e jovens. Incentivaremos através das Secretarias de Cultura e Educação formas de atrações e, assim, recuperaremos prédios públicos para receberem uma Biblioteca e um Museu.

DÉCIMA TERCEIRA PERGUNTA.
1- José Maria Costa – Qual é o projeto do sr. para a cultura em Arari ? Mas não gostaria de ouvi falar de carnaval, bumba-boi, que são eventos que tem destaques no calendário Nacional. Gostaria de ouvir sobre um projeto para a cultura local, da terra. Existe algo sobre isso no seu programa de governo ?

JORGE MARTINS- Aqui é onde Arari pode avançar bastante usando um programa de desenvolvimento turístico e cultural que alavanque e desenvolva o município, penso que Arari pela sua localização geográfica e belezas naturais ( rio Mearim, Pororoca… ) suas festas tradicionais e religiosas, seu povo alegre, bonito, pacífico e receptivo, tem todas as possibilidades de fazer de Arari um atrativo de potencial turístico e cultural. Aliado a isso, a administração faria a duplicação, iluminação e sistematização da entrada da cidade, assim como a humanização de ruas e avenidas da cidade de Arari. Aqui se inclui a padronização dos passeios públicos na principal avenida comercial da cidade.

2- José Maria Costa – Se tem como vai realizar ?

JORGE MARTINS- Respondido no item anterior.

3- José Maria Costa – E se não tem por quê não buscar realizar ?

JORGE MARTINS- Respondido no item anterior.

DÉCIMA QUARTA PERGUNTA
1- José Maria Costa – O que o sr tem no seu programa de governo sobre Política Pública para a Juventude de Arari ?

JORGE MARTINS- Criar um órgão administrativo ( Secretaria, Departamento…) para que o jovem possa ter voz e vez no meu governo. Incentivar as formações, atividades culturais, sociais, esportivas e a ampliação da formação acadêmica. Importante ainda implantar pontos de sinal de internet aberta em locais públicos e em comunidades rurais, para que todos possam ter acesso à informação, potencializando o nível de comunicação, pesquisas e educação para a nossa população jovem.

2- José Maria Costa – Se sim, como o sr irá fazer ?

JORGE MARTINS- O município deve promover a formação em 1° lugar, propor programas e buscar convênios, por exemplo com a Vale, empresa local, e terceiro setor em busca de oportunidades para a juventude.

3- José Maria Costa- E aonde o sr vai buscar dinheiro para realizar esse projeto ?

JORGE MARTINS- O município tem uma cota em Roialts do minério que pode ser usado nesse sentido, ainda assim é necessário acessar nossos parlamentares para que tragam para o município emendas que contemplem as políticas para os projetos.

DÉCIMA QUINTA PERGUNTA
Cursos de Capacitação para Jovens.
1- José Maria Costa – O que o sr pretende fazer para ajudar a capacitar o jovem de Arari a ajudar a se qualificar em uma profissão ?

JORGE MARTINS- Trazer para o município o sistema “ S”.( Sesi, Senai, Senac ) com cursos, além de trabalhar com o Estado que tem uma política para tal.

2- José Maria Costa – Se sim, onde irá buscar dinheiro para ajudar essa juventude a se qualificar profissionalmente ?

JORGE MARTINS- O dinheiro é necessário, mas não será tudo na nossa administração. Serão prioridades a formação e a qualificação profissional.

DÉCIMA SEXTA PERGUNTA
1- José Maria Costa -Recentemente foi erguido em Arari um ‘ Centro de Eventos “. Não está concluído. Funciona parcialmente na parte comercial. Não funciona ainda a sala de Teatro e nem a de Cinema. Espaços para 100 pessoas cada espaço citado. Existe uma promessa de uma ‘ emenda ‘ do deputado Pedro Fernandes para que essas pendências sejam concluídas. E se essa ‘ emenda ‘ do deputado não aparecer.
Como ficará essa dependência na sua gestão: irá concluir ?

JORGE MARTINS- Claro que sim um espaço tão bonito e importante deve ser entregue a sociedade.

2- José Maria Costa – Se sim, onde vai buscar o dinheiro ?

JORGE MARTINS- Com parcerias, recursos próprios, e outras forças parlamentares e institucionais.

DÉCIMA SÉTIMA PERGUNTA
1- José Maria Costa – O sr (a) se coligaria com os senhores: Rui Filho, Leão Santos e Mindubim em uma chapa para abraçados se eleger Prefeito de Arari ?

JORGE MARTINS- Sim, política é feita com apoio popular e grupos, desde que seja para somar em projetos para Arari.

DÉCIMA OITAVA PERGUNTA
1- José Maria Costa- No mundo inteiro o lixo doméstico é um problema, e em Arari não é diferente. Arari não possui política pública de saneamento básico e nem aterro sanitário legalizado, se for do seu interesse :
Qual é o seu projeto para legalizar os bolsões de lixo em Arari ?

JORGE MARTINS- Não se legaliza bolsões de lixo, aterros sanitários se licencia perante a lei.

2- José Maria Costa – Como o sr vai desenvolver esse projeto ?

JORGE MARTINS – Implantando as Diretrizes do Plano Municipal de Saneamento Básico ( em construção)- Arari, buscando compartilhar com municípios vizinhos, trabalhando junto à VALE, através do consórcio ( CIM, Consórcio Intermunicipal Multimodal ) a construção de um aterro sanitário e implantando a coleta seletiva através da criação de associação de catadores.

3- José Maria Costa- Aonde o sr(a) vai arrumar dinheiro para desenvolver e realizar esse projeto ?

JORGE MARTINS- Com o plano aprovado, buscar emendas parlamentares, VALE, e recursos internacionais com previsão para a política, além de atrair o 3° setor.

DÉCIMA NONA PERGUNTA
1- José Maria Costa – Qual é a sua visão de ESPORTE como seguimento de inclusão social ?

JORGE MARTINS- Qualquer pessoa com o mínimo de formação sabe do poder do esporte no contexto social. Sabe-se que se vai muito além do que atividade física e vida saudável. O esporte através de suas múltiplas atividades é hoje, no meu ponto de vista, a melhor ferramenta de inclusão social e vai numa dimensão que deve merecer atenção especial de qualquer governante. O esporte tem o poder de unir povos, tratar sobre respeito às diferenças, do emocional e dos limites e é também lazer, saúde e educação. Tudo começa a meu ver nas escolas. É de lá que nasce o incentivo, o gosto e a paixão pelo esporte. Depois de lá com politicas públicas esportivas que previlegiem não somente futebol, mas outros tipos de esportes como por exemplo práticas aquáticas e a dança. No futebol em particular é meu desejo viver as glórias do passado onde chegamos a ser vice campeão do Intermunicipal maranhense. Inclusive com a reativação da Liga Esportiva de Arari.

2- José Maria Costa -Qual é o projeto esportivo que o sr (a) tem no seu programa de governo para a juventude de Arari, que não seja apenas doar 11 camisas e 01 bola para os meninos jogarem nos fins de semana ?

JORGE MARTINS- Respondido no item anterior
3- José Maria Costa – Qual é o seu projeto de inclusão social, que possa inserir jovens e idosos da Sede ( Arari ) e dos povoados mutuamente ?

JORGE MARTINS- Ampliar a parceria com o Núcleo da Estação Conhecimento de Arari promovendo políticas de esporte e lazer que contempla essa classe.

VIGÉSIMA PERGUNTA
1- O que a Prefeitura de Arari pode fazer como incentivo ao pequeno Barraqueiro ( comerciante ) para ele enfrentar no amanhã a concorrência dos grandes Supermercados que podem ancorar não cidade de Arari ?

JORGE MARTINS- Fortalecer a produção e o comércio através do programa ‘ Compra Local ‘ e
incentivar a recuperação da associação comercial local, assim como padronizar os passeios públicos – calçadas e canteiros – das áreas comerciais.

VIGÉSIMA PRIMEIRA PERGUNTA
1- José Maria Costa – Qual será a sua política de urbanização para a Sede (Arari )e povoados ?

JORGE MARTINS- Arari precisa se humanizar, ou seja, dar dignidade aos usuários dos passeios públicos, embelezando as ruas e avenidas, incentivando os moradores a cuidarem dos seus bairros, melhorar a iluminação pública, melhorar a arborização e criar melhor logística para o trânsito local e não esquecendo como prioridade seria a duplicação e iluminação da BR 222 – entradas de Arari – Quanto às comunidades rurais, manter seus acessos bem cuidados e sinalizando para promover segurança aos seus usuários principalmente motoqueiros.

2- José Maria Costa – Se sim, como será essa politica e aonde o sr(a) irá buscar recursos para a realização dessas obras ?

JORGE MARTINS- Respondido no item anterior

VIGÉSIMA SEGUNDA PERGUNTA
turismo
1- José Maria Costa – Como o sr pretende explorar em Arari o turismo de base comunitário ?

JORGE MARTINS- Respondido na pergunta 13.

2- José Maria Costa – O que há no seu programa de governo sobre o turismo no período do carnaval em Arari, que fuja do metiê de paredões e abadás, mas que inclua todas as camadas sociais ?

JORGE MARTINS- Através da Secretaria de Cultura, reunir-se com grupos locais a fim de promover um carnaval com identidade própria, tendo como visão o fortalecimento e resgate da cultura dos nossos antepassados e dando valor a classe artística local.

AGRADECIMENTOS
1- Quero agradecer na entrevista a sua atenção e a oportunidade de expor suas ideia à nossa Arari.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui