José Maria Costa, entrevista pré candidatos a Prefeito para a cidade de Arari.
Aqui o Sr. DINI PRASERES

PRIMEIRA PERGUNTA.
1- José Maria Costa – O sr. é pré-candidato a Prefeito de Arari. E em qual partido político és filiado ?

DINI PRASERES – Sim sou pré candidato. Fui filiado ao PROS e atualmente estou sem partido

2- José Maria Costa – E porque o Sr. quer ser prefeito de Arari ?

DINI PRASERES- Por amar essa cidade e saber que eu posso fazer algo para que ela e as pessoas tenham orgulho de viver e morar aqui. Não posso esquecer de dizer sobre a continuidade do trabalho que esta sendo executado e que propomos melhorar o que esta faltando, deixando nossa cidade pronta para o hoje e para o futuro.

SEGUNDA PERGUNTA
1- José Maria Costa – O que o sr administrou no setor privado ou público, que o sr entende que lhe credencia a ser prefeito de Arari ?

DINI PRASERES- No âmbito privado, sou bacharel em contabilidade, tenho uma empresa na área, com a matriz na capital São Luís e uma filial aqui na cidade de Arari, dando emprego principalmente para ararienses. No âmbito público por ter minha formação de contador e por esta a frente 7 anos da secretaria de administração e Finanças do município, secretaria essa que recebe todas as demandas de outras secretarias e órgãos de governo, eu me sinto capaz de conduzir nossa cidade em seus próximos quatro anos caso venha ser eleito.

TERCEIRA PERGUNTA.
1- José Maria Costa – Quantos e quais processos, e em quais áreas o sr. responde?

DINI PRASERES- Não, eu não respondo a nenhum processo que possa me tirar o direito de concorrer as eleições caso seja a vontade do grupo e do povo.

QUARTA PERGUNTA.
1- José Maria Costa – Como o sr. ver hoje em Arari a Ideologia de Gênero ?

DINI PRAZERES- É notório em nossa e em todas as cidades, a diversificação de amigos onde estão unidos vários tipos de pessoas, e dai não se exclui o gênero, mas observo que a aceitação da pessoa como ser humano, vem mudando e isso é real. O respeito é real. Mas também vejo que o diferente tem que respeitar a sociedade. E de uma forma geral a percepção de uma pessoa sobre seu gênero não é uma escolha, é um entendimento sobre sua identidade e sobre a forma como ela se reconhece como indivíduo, independentemente de seu sexo biológico.

2- José Maria Costa – Como o sr acha que transitará entre a comunidade conservadora (de costumes ) evangélica, uma candidatura homoafetiva para o Executivo ?

DINI PRASERES – Não vejo problema nesse sentido, não podemos colocar religião A ou B como forma de adminstração, eu acredito que as pessoas procuram e se importam na verdade é com a responsabilidade, o compromisso, o empenho, o sentimento que um ser humano pode oferecer para administrar a cidade que ama.

QUINTA PERGUNTA.
1- José Maria Costa – Nessa guerrilha dos campos baixos alagadiços cercados, conflitos com “ grileiros “, pessoas pobres presas e processadas.
1- Onde o sr. entende que a Prefeitura deveria ter intermediado a paz ?

DINI PRASERES- Sou um ser humano que acredito no diálogo e no respeito, acredito que em qualquer situação de conflito uma negociação amigável, pacífica, onde possa se respeitar os limites do outro. O município poderia ter chamado as partes para resolver o problema dos limites de terra de cada um, só que aí é um caso específico e entra o Estado que é responsável por esse tipo e demarcação de terra e então a situação deixa de ser municipal e passa a ser estadual. Por essa razão o município não opina, mas com certeza se chamado fosse para fazer parte do processo teria negociado um diálogo para tentar resolver o problema.

2- José Maria Costa – Ou entende que a Prefeitura não tem que se envolver com isso ? Quero ouvir a tua opinião.

DINI PRASERES- Resposta acima

SEXTA PERGUNTA.
José Maria Costa – O progresso chega em Arari, com ele a insegurança pública. Hoje rouba-se e furta-se celulares de manhã, de tarde e de noite. Inclusive com motoqueiros incapuzados. E o pior, não se consegue fazer um boletim de ocorrência. E sabe-se que as guardas municipais hoje, tem o poder de polícia.
1- O que o sr(a) fará para combater esse tipo de crime ?

DINI PRASERES – Como todos nós sabemos a segurança pública é um dever do Estado, mas lógico que podemos ir em busca de parceria para ajudar a sanar um problema que não é exclusividade só de Arari e sim um problema a nível de Brasil.

2- José Maria Costa – Como o sr (a) irá fazer?

DINI PRASERES- Buscar junto ao governo Estadual condições para que o município possa ter segurança

SÉTIMA PERGUNTA.
1- José Maria Costa – De onde virá o dinheiro para patrocinar a sua campanha eleitoral?

DINI PRASERES- Sou uma pessoa que possuo muitos amigos dentre eles empresários que até mostraram interessados em nos ajudar no financeiro da campanha com seus recursos proprios, mas também disponho de alguns investimentos que poderemos sim, se for da vontade de Deus e do povo usarmos para seguir a campanha.

OITAVA PERGUNTA.
José Maria Costa – O grande legado que o Djalma Melo deixará da sua administração, é o pagamento em dia do funcionalismo público. Mesmo sendo uma obrigação justa, outros não cumpriram essa obrigação. Ao final de uma administração sua, qual o legado o sr (a) quer deixar.
1- Como gostaria que fosse lembrado ?

DINI PRASERES- Lembrado como o prefeito que contribuiu para tornar Arari uma cidade boa de viver.

2- José Maria Costa – O prefeito que fez … … ?

DINI PRASERES- Parte de uma mudança histórica e social além de um legado de boas coisas para o municipio.

NONA PERGUNTA
José Maria Costa – educação.
Percebe-se que na parte patrimonial: a escola, o prédio, esse avançou muito. Muitas escolas climatizadas por exemplo. Mas a Evasão Escolar em Arari ainda é enorme.
1- O que o sr (a) tem no seu programa de governo e como fazer, para combater a Evasão Escolar em Arari ?

DINI PRASERES – Possuímos em Arari 43 escolas, dividido entre zona urbana e rural. O transporte, a logística para atender essas escolas não é fácil. É uma inverdade dizer que a evasão escolar em Arari é enorme. As políticas de incentivo à educação sempre são bem-vindas. Hoje nós temos o 5º (quinto) melhor IDEB do Maranhão, podemos melhorar ainda mais e eu vejo com bons olhos a educação integral e pretendo sim fazer parcerias e buscar alianças para que cada vez possamos ficar mais fortes neste quesito. A evasão escolar em Arari é mínima, temos como apoio, o programa escolar implantado pelo prefeito Djalma, denominado caça aluno, em resumo, esse programa permite o acompanhamento de alunos que faltam aulas, o educador vista a família, verifica o problema e traz o aluno de volta para a escola.

DÉCIMA PERGUNTA.
José Maria Costa – Em Arari, a educação em Tempo Integral, ainda acolhe uma camada muito pouca de estudantes, mais ou menos, uns 600 alunos e, quase sempre são os contemplados com projetos da Vale.
1- O que o sr tem no seu programa de governo para inserir mais estudantes na educação de tempo integral, ou isso não tem nada a ver com prefeitura ?

DINI PRASERES- O município deve ter interesse na educação integral, o aprendizado, o acompanhamento educacional, a analise e supervisão do aluno é importante para o desempenho escolar e do aprendizado.

DÉCIMA PRIMEIRA PERGUNTA
José Maria Costa – Eu já doei uniformes escolares em Arari para crianças carentes.
1- Quantos uniformes escolares a Prefeitura de Arari distribui por ano para alunos carentes em sua rede escolar municipal ?

DINI PRASERES- Hoje em Arari, assim como você, eu também já doei uniformes, mas pretendo fazer de uma forma mais organizada, que é buscar a identificação das famílias junto a assistência social para assim formalizar a entrega dessas uniforme escolar para as crianças que mais precisam.

2- José Maria Costa – Sendo eleito prefeito de Arari, como conduzirá uma política de doação de uniformes e material escolar para crianças carentes das nossas comunidades?

DINI PRASERES- Irei conduzir uma política de doação baseado na relação de famílias que tem seu cadastro aprovado como beneficiário do Bolsa Família, essas pessoas são as que mais precisam da ajuda do governo.

DÉCIMA SEGUNDA PERGUNTA.
José Maria Costa – Hoje Arari não possui um prédio público próprio de uma Biblioteca Municipal, o Sr pode dizer que existem algumas ambulantes por aí. Que cada escola tem suas salas de leituras. Se responder assim, imagino esteja respondendo com o umbigo. 1- Por que não se constrói uma Biblioteca Pública em Arari?

DINI PRASERES- Este fato é um fato verídico, certamente incomoda a sociedade arariense e principalmente os alunos, sendo prefeito de Arari será uma das minhas metas, eu irei lutar insistentemente por isso, para que a cultura arariense possa ainda mais ter direção e conhecimento, através da leitura, tornando uma cultura mais forte.

2- José Maria Costa – O que existe sobre essa temática no seu programa de governo?

DINI PRASERES- Incentivo e apoio a pesquisa e a leitura como forma de aprendizado e de obtenção de conhecimento, para isso continuaremos com projetos de roda de leitura nas escolas, cantinho da leitura nas escolas e a busca de projeto e financiamento de construção de uma biblioteca pública.

DÉCIMA TERCEIRA PERGUNTA.
1- José Maria Costa – Qual é o projeto do sr para a cultura em Arari ? Mas não gostaria de ouvi falar de carnaval, bumba-boi, que são eventos que tem destaques no calendário Nacional. Gostaria de ouvir sobre um projeto para a cultura local, da terra.

DINI PRASERES- Investimento em grupos locais, que respiram a própria cultura, grupos de teatro e dança, oficinas, apresentação de poemas, concursos de canto, artesanato, culinária, teatro, bandas musicais.

1- José Maria Costa – Existe algo sobre isso no seu programa de governo ?

DINI PRASERES- Resposta acima

2- José Maria Costa – Se tem como vai realizar ?

DINI PRASERES- Incentivando a criação de grupos de teatro e dança com recursos próprios e também com parceria de grandes empresas assim a realização se dará por meio de parcerias entre governo e instituições privadas como a Vale, empresas do próprio município, dando condições para que seja trabalhada a cultura em nossa cidade.

DÉCIMA QUARTA PERGUNTA
1- José Maria Costa – O que o sr tem no seu programa de governo sobre Política Pública para a Juventude de Arari ?

DINI PRASERES- Trazer a juventude para dentro do governo é uma necessidade, envolvendo a maioria dos jovens, pois a juventude tem ideias inovadoras pode ajudar em várias áreas, existem os espaços públicos onde podem ser direcionados para que a juventude possa trabalhar suas ideias, eventos populares como festivais; canto, recitar poesias. E assim retirando do jovem o foco das drogas

2- José Maria Costa – Se sim, como o sr irá fazer ?

DINI PRASERES- Criar um projeto de lei oferencendo um estágio remunerado para os jovens, executando projetos em conjunto com a juventude e colocando em prática as ações idealizadas.

3- José Maria Costa – E aonde o sr vai buscar dinheiro para realizar esse projeto ?

DINI PRASERES- Receita própria, Receita de convênios, entidades privadas do município, desconto de impostos e taxas por apoio as causas da Juventude com projetos populares. Como exemplo o Canto, dança, teatro entre outras

DÉCIMA QUINTA PERGUNTA
José Maria Costa – Cursos de Capacitação para Jovens.
1- O que o sr(a) pretende fazer para ajudar a capacitar o jovem de Arari a ajudar a se qualificar em uma profissão ?

DINI PRASERES – Uma das grandes vontades e anseios da Juventude é que a gente possa trazer o IEMA para garantir cursos profissionalizantes, garantindo assim um futuro melhor para nosso jovens.

2- José Maria Costa – Se sim, irá buscar dinheiro para ajudar essa juventude a se qualificar profissionalmente ?

DINI PRASERES- Parcerias com a iniciativa pública, como já foi dito, o IEMA que é um Instituto Educacional do Estado ou o IFMA Instituto Federal do MA, através das parcerias podemos trazer esses cursos para os nossos jovens

DÉCIMA SEXTA PERGUNTA
José Maria Costa – Recentemente foi erguido em Arari um ‘ Centro de Eventos “. Não está concluído. Funciona parcialmente na parte comercial. Não funciona ainda a sala de Teatro e nem a de Cinema. Espaços para 100 pessoas cada espaço citado. Existe uma promessa de uma ‘ emenda ‘ do deputado Pedro Lucas Fernandes para que essas pendências sejam concluídas. E se essa ‘emenda ‘do deputado não vier, como garantir recursos para finalizar essa importante obra para cultura local.
1- Como ficará essa dependência na sua gestão: irá concluir ?

DINI PRASERES- Como bem dito pelo amigo faltou ser concluído o teatro e o cinema, o deputado Pedro Lucas Fernandes garantiu emenda e provavelmente em 2020 ele irá enviar essa emenda, não consigo saber se ainda em 2020 podemos inaugurar esses espaços mas a ser prefeito de Arari Com certeza daremos continuidade a essa conclusão.

2- José Maria Costa – Se sim, onde vai buscar o dinheiro ?

DINI PRASERES- O dinheiro vai vim de emenda parlamentar federal.
Como já foi dito o dinheiro está sendo garantido como emenda parlamentar, caso essa emenda não possa vim por algum problema, podemos garantir em finalizar espaços com recursos próprios.

DÉCIMA SÉTIMA PERGUNTA
1- José Maria Costa – O sr se coligaria com os senhores: Rui Filho, Leão Santos e Mindubim em uma chapa para abraçados se eleger Prefeito de Arari ?

DINI PRASERES- A Coligação é uma forma de união não vejo problemas em unir que querem o bem de Arari. Se for para o bem de Arari e for compartilhado os mesmos pensamentos não vejo problema em relação a uma suposta união.

DÉCIMA OITAVA PERGUNTA
José Maria Costa – No mundo inteiro o lixo doméstico é um problema, e em Arari não é diferente. Arari não possui política pública de saneamento básico e nem aterro sanitário legalizado, se for do seu interesse :
1- Qual é o seu projeto para legalizar os bolsões de lixo em Arari ?

DINI PRASERES- Em Arari esta sendo desenvolvido juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente o plano Municipal de saneamento básico o mesmo será entregue nesta cidade ainda em 2019. Daremos continuidade nesse projeto para legalizar essa situação.

2- José Maria Costa – Como o sr vai desenvolver esse projeto ?

DINI PRASERES- O projeto será desenvolvido conforme estiver no plano de saneamento.

3- José Maria Costa – Aonde o sr vai arrumar dinheiro para desenvolver e realizar esse projeto ?

DINI PRASERES- O dinheiro será captado junto ao governo federal, estadual ou federal. É de conhecimento nosso que o recurso existe, mas a falta do plano Municipal de saneamento impede a captação do financiamento. O plano sendo entregue partimos para a busca do recurso.

DECIMA NONA PERGUNTA
1- José Maria Costa – Qual é a sua visão de ESPORTE como seguimento de inclusão social ?

DINI PRASERES- É notório, e falo por Arari que o esporte é uma forma de atrair a sociedade, dando assim a oportunidade de inclusão social a todas as pessoas.

2- José Maria Costa – Qual é o projeto esportivo que o sr tem no seu programa de governo para a juventude de Arari, que não seja apenas doar 11 camisas e 01 bola para os meninos jogarem nos fins de semana ?

DINI PRASERES- Em Arari defendo projetos de esporte para juventude: apoiando com mais afinco o peladão, o sub-17, futebol de quadra e em Campo, dentre outros. Continuaremos os campeonatos urbano e rural, além de trazer de volta os jogos escolares.

3- José Maria Costa – Qual é o seu projeto de inclusão social, que possa inserir jovens e idosos da Sede ( Arari ) e dos povoados mutuamente ?

DINI PRASERES- Incentivando essa camada da população da sede e zona rural, com jogos educativos, cursos e oficinas, com palestras e finalizando com entretenimento entre as comunidades para cada um possa se sentir no lugar do outro, trabalhando o sentimento e a forma de induzir o respeito a cada um.

VIGÉSIMA PERGUNTA
José Maria Costa – O que a Prefeitura de Arari pode fazer como incentivo ao pequeno Barraqueiro ( comerciante ) para ele enfrentar no amanhã a concorrência dos grandes Supermercados que podem ancorar não cidade de Arari ?

DINI PRASERES- Incentivando a qualificação com foco no atendimento, capacitando cada setor em suas próprias áreas, através de cursos e oficinas, incentivando compras em forma de cooperativas, como consequência um melhor preço.

VIGÉSIMA PRIMEIRA PERGUNTA
1- José Maria Costa – Qual será a sua política de urbanização para a Sede (Arari ) e povoados ?

DINI PRASERES- O método inovador de concreto já está sendo usado em nossa cidade na zona urbana, estamos buscando a união do concreto, da iluminação, além da criação de praças para convivência familiar e esportiva.

2- José Maria Costa – Se sim, como será essa politica e aonde o sr irá buscar recursos para a realização dessas obras ?

DINI PRASERES- Podemos utilizar o recurso do Cefem – Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais.

VIGÉSIMA SEGUNDA PERGUNTA
José Maria Costa – turismo
1- Como o sr(a) pretende explorar em Arari o turismo de base comunitário ?

DINI PRASERES- Incentivando e financiando o empreendedorismo turístico das comunidades que possuam esse potencial

2- José Maria Costa – O que há no seu programa de governo sobre o turismo no período do carnaval em Arari, que fuja do metiê de paredões e abadás, mas que inclua todas as camadas sociais?

DINI PRASERES- Incentivando a realização dos antigos carnavais e bailes com a utilização de Club e carnaval de rua.

AGRADECIMENTOS
1- José Maria Costa – Quero agradecer na entrevista as suas respostas, a sua gentileza. Não é para mim que estás a responder, e sim, para a Sociedade Arariense. E aproveitar para pedir que deixe aqui as suas considerações finais. E lembrar que o intuito de quem faz as perguntas é apresentar pessoas públicas. Por favor

DINI PRASERES- Quero agradecer a oportunidade de ser entrevistado, onde meu nome está sendo citado para esta pré-candidatura mas quero destacar que faço parte de um grupo capitaneado pelo prefeito de Djalma Melo e se não for a escolha dele, respeitarei e estarei junto com meu grupo porque se preocupa com o bem-estar do nosso município, fico muito feliz pois essa pre campanha está nascendo da reunião e dá vontade de muitos amigos e que se vier a ser consumado ficaria muito feliz em representar a minha cidade da melhor forma, onde todos terão orgulho de viver, fico muito feliz pois essa campanha está nascendo da reunião e dá vontade de muitos amigos e que se vier a ser consumado ficaria muito feliz em representar a minha cidade da melhor forma, onde todos terão orgulho de viver.

Dini Praseres.
Grato e um abraçaço do José Maria Costa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui