Ministro do Meio Ambiente afirma que justificativa foi ter aceitado o cargo sem consultar a sigla  

Ministro é alvo de críticas constantes por suas políticas ambientais

O ministro do Meio Ambiente do governo Jair Bolsonaro (sem partido), Ricardo Salles, foi expulso do partido Novo.

Em publicação nas redes sociais, ele diz que o motivo alegado foi ter assumido “sem qualquer informação prévia ou pedido de autorização ao partido Novo o cargo de ministro de estado do Meio Ambiente no governo do atual presidente sr. Jair Messias Bolsonaro”.

Em seu texto, Salles diz que entre João Amoêdo, fundador do Novo, e Bolsonaro, fica com o presidente.

Em nota, o Novo diz que sua Comissão de Ética Partidária decidiu por sua expulsão, “em uma decisão que ainda corre em sigilo e da qual cabe recurso”. O partido destaca que a comissão é um órgão independente, composto por membros do Novo que não são membros do diretório nacional.

Nas redes sociais, Amoêdo respondeu.

“Em meio a uma pandemia, com uma crise econômica e política, não devemos criar novas polêmicas. Desejo sucesso a Ricardo Salles em sua próxima legenda, e que ele passe a fazer escolhas baseadas em ideias, princípios e valores”, escreveu.

Em agosto de 2019, três integrantes do Novo (Chicão Bulhões, Marcelo Trindade e Ricardo Rangel) apresentaram um pedido de expulsão de Salles em período em que o ministro enfrentava pressão relacionada às queimadas na Amazônia.

À época, eles acusaram Salles de adotar condutas divergentes em relação ao que o Novo propõe na área ambiental, “demitindo profissionais qualificados, desdenhando de dados científicos e revogando políticas públicas”, o que estaria causando “dano à imagem e à reputação do Novo”

À época, o conselho de ética do partido decidiu suspender a filiação de Salles até que o pedido fosse julgado.

Em nota, o Novo já havia se queixado da falta de interlocução com Salles.

“O ministro não mantém nenhum contato com o partido quanto aos seus planos, metas e objetivos para a pasta. Só temos conhecimento das suas ações quando divulgadas publicamente. Ricardo Salles é um dos 47.739 filiados ao Novo, não participa de nenhuma atividade partidária e nem exerce qualquer cargo dentro do partido.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui