O STF determinou o afastamento preventivo de dez agentes públicos ocupantes de cargos e funções de confiança no Ibama e no Ministério do Meio Ambiente

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante reunião das Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Viação e Transportes, na Câmara dos Deputados

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é alvo de busca e apreensão da Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (18). A PF cumpre mandados desde as primeiras horas da manhã referentes à Operação Akuanduba, que visa apurar crimes contra a administração pública praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro. Entre os crimes supostamente praticados há a prática dfe corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando.

Cerca de 160 policiais federais cumprem 35 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos estados de São Paulo e Pará. As medidas foram determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Além das buscas, o STF determinou o afastamento preventivo de dez agentes públicos ocupantes de cargos e funções de confiança no Ibama e no Ministério do Meio Ambiente. 

Houve ainda a determinação de suspensão imediata da aplicação de um despacho, emitido em fevereiro de 2020, que, contrariando normativos e pareceres técnicos do Ibama, permitiu a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações de exportação.

Os agentes avaliam que o despacho, elaborado a pedido de empresas que tiveram cargas não licenciadas apreendidas nos EUA e Europa, resultou na regularização de mais de 8 mil cargas de madeira exportadas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020.

As investigações da PF foram iniciadas em janeiro deste ano a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras noticiando possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui