Tentando viabilizar sua candidatura a deputado estadual do MA, o ex-prefeito de Trizidela do Vale acabou recebendo o apelido de oportunista nos bastidores da política maranhense, especialmente por políticos próximos. Graças a Prefeitura de Pedreiras e Trizidela do Vale, foi criado um patrimônio ilícito milionário oriundo de corrupções.
O último caso envolvendo o oportunista foi referente ao asfaltamento da MA que liga Pedreiras a São Luís Gonzaga, na qual Fred Maia tenta se colocar como “o pai” da obra, enquanto que, de outra maneira, a matéria tem sido por diversas vezes motivo de cobranças da Assembleia Legislativa do Estado, principalmente por parte do Deputado Estadual Vinícius Louro, tendo sido autorizada por Flávio Dino após longas tratativas.
Nesse sentido, paira sobre o agora oportunista Fred Maia tal fama, por ser notória sua estratégia para conseguir notoriedade e disputar as eleições. Sem cargo político com o fim do mandato, Maia se agarra à Prefeitura de Pedreiras para estar nos holofotes a qualquer custo, solicitando obras já autorizadas, gravando vídeos em buracos de estrada e tantas outras condutas.
Ao final, resta se perguntar se tal estratégia de Fred Maia irá realmente viabilizar seu nome, embora diversos de seus “aliados” já estejam comprometidos com outros pré-candidatos adversários, ficando cada vez menos apoiadores em sua volta, no que ele irá se agarrar?