_ A festança foi pensada para não deixar os amantes da maior festa popular do Maranhão pelo segundo ano consecutivo sem aproveitar o nosso folclore _

Com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, terá início na segunda-feira(28), o Arraial Pertinho de Você Ronda Junina. Idealizado pelo vereador Astro de Ogum(PCdoB), amante declarado da nossas manifestações culturais, o arraial foi pensado para não deixar o maranhense pelo segundo ano consecutivo sem o tão esperado festejo junino.

“O evento consiste na transmissão de singelas apresentações de variadas brincadeiras do folclore maranhense aos finais de semana pelo canal “arraial pertinho de você oficial”, explicou o organizador.

Ao longo da semana a Ronda Junina visita os “viveiros” das manifestações, registra a apresentação feita com um recorte do grupo, em seguida edita o material coletado para no sábado transmitir as lives. No entanto, a edição pioneira terá um formato diferente das demais transmissões, uma vez que por ser a abertura do arraial, o evento terá início às 19:30hs, será fechado e ao vivo, mas respeitando os limites estabelecidos pelos decretos estaduais e municipais, bem como pelas normas sanitárias definidas pela ANVISA.

Nesse encontro estarão se apresentando o Boi de Morros, Boi de Nina Rodrigues, Boi de Axixá, Boi de Santa Fé, Boi de Leonardo e Boi de Maracanã, além da participação especial da nossa querida Alcione que todos os anos tem presença garantida no arraial. Saindo desse grande evento de abertura, a Ronda Junina visitará predominantemente as brincadeiras “ditas menores”, aquelas que não estão conseguindo usufruir dos editais públicos destinados a auxilio emergencial por conta das exigências burocráticas, visto que a grande maioria dessas entidades estão há dois anos sem conseguir absolutamente nenhum recurso para sua manutenção e/ou organização, com isso ficando completamente fora das ajudas emergências desenhadas para socorrer os fazedores de cultura.

Depois da abertura, as demais transmissões do Ronda Junina do Pertinho de Você serão dias 03, 10 e 17 de julho. “Ao longo da semana serão anunciados os locais a serem visitados por nossa Ronda”, finalizou Astro de Ogum.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui