Um ofício da Mesa Diretora da Câmara será enviado ao órgão responsável para que possa atender à solicitação do parlamentar

Vereador frisou a importância da realização de atividades de lazer e de esporte de forma segura com o acompanhamento de profissionais da área / Foto: Leonardo Mendonça

O vereador Antônio Garcez (PTC) apresentou durante sessão híbrida desta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de São Luís (CMSL), a Indicação nº 236/21 solicitando ao Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), a elaboração de programa público de orientação física nas diversas praças da capital maranhense.

No documento, o parlamentar afirmou que as novas praças recém construídas ou reformadas garantem a oportunidade de moradores e visitantes realizarem atividades de lazer e de esporte de forma segura, mas se faz necessário o acompanhamento de profissionais da área.

“Trata-se de um programa de relevante alcance social por envolver a população em atividades físicas que abrangem as dimensões de saúde e lazer, estimulando a interação democrática com os espaços públicos. A nossa sugestão é para que os espaços possam contar com o acompanhamento de educadores físicos visando uma adequada orientação técnica quanto aos exercícios praticados nas academias ao ar livre nas diversas praças da nossa cidade”, declarou Garcez em sua justificativa.

Após a deliberação da proposição em plenário, um ofício da Mesa Diretora da Casa será enviado ao órgão responsável para que possa atender à solicitação do parlamentar.

Academias ao ar livre – Desde o final do ano passado, as tradicionais praças da capital maranhense ganharam mais uma função social com a entrega das academias ao ar livre pela Prefeitura de São Luís. Os equipamentos coloridos e de fácil uso despertaram na população ludovicense o gosto pela malhação.

As academias ao ar livre são instalações de aparelhos de musculação e exercícios físicos implantados em espaços públicos, como em praças e parques. Constituem uma espécie de playground, porém na maior parte das vezes voltado para o público acima de 12 anos de idade.

Origem – Foram difundidas no Brasil através do Programa Brasil Saudável, lançado pelo Ministério da Saúde em 2005, mas seguindo uma proposta originada em Porto Alegre em 1926, com a criação da “praça de esporte e recreação”.

Recomendações – As instalações iniciadas em 2005 são parte das ações previstas pela Estratégia Global de Alimentação e Atividade Física, proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004. Houve uma remodelação dos aparelhos, incluindo o layout e o uso de cores vibrantes como estratégias para incentivar seu uso, sendo apontados pelos profissionais da saúde como eficientes para trabalhar a força muscular e as articulações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui