A Câmara Municipal de São Luís aprovou o encaminhamento da indicação nº 269/21, de autoria do vereador Paulo Victor (PCdoB), que solicita ao Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino (PSB), a criação de um Hospital Veterinário Público. 

O parlamentar destacou que o número de animais presentes nos bairros da capital vem crescendo. “O pedido de criação de um hospital veterinário totalmente público se justifica por conta do crescente número de animais que necessitam de assistência hospitalar em nossa cidade, desde os que vivem nas ruas, até aqueles que os proprietários não possuem condições financeiras de arcar com esse tipo de despesa”, disse. 

Segundo entidades de proteção dos animais, o número de abandono de animais domésticos quase triplicou no período de pandemia, já que muitos donos ficaram sem condições financeiras para custear os cuidados com os animais. 

Zoonoses – Vale destacar que o cuidado com os animais presentes na cidade é necessário também para combater duas zoonoses endêmicas no Maranhão: leishmaniose e raiva. 

A raiva, inclusive, é uma doença que pode ser transmitida ao homem pela saliva de animais infectados. Os sintomas da doença em humanos incluem febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui