Desde o início da sua gestão, o prefeito Toca Serra, do município de Pedro do Rosário na Baixada Maranhense, tem buscado parcerias junto aos órgãos federais e estaduais a fim de oferecer aos cidadãos do seu município os meios necessários para uma vida digna e plena de direitos individuais e coletivos, entre os quais o direito a propriedade e a moradia.

Assim sendo ainda em 2021, o prefeito Toca Serra assinou acordos de cooperação técnica com o ITERMA para georeferenciamento e emissão do título de propriedade aos trabalhadores rurais do município, que tem a posse da terra em áreas devolutas do estado, e também com a SECID, secretaria de estado das cidades e do desenvolvimento urbano, para fazer a regularização fundiária urbana, para que os moradores da cidade possam receber de forma gratuita os documentos de propriedade das suas casas.


Para que tudo isso pudesse acontecer o prefeito Toca Serra precisou mobilizar a sua equipe de Governo e buscar o apoio do poder legislativo local, para modernizar a legislação do município e adequar aos novos tempos e desafios propostos.


Assim foram criados as Coordenadorias municipais de regularização fundiária, rural e urbana, bem como o programa municipal de Regularização Fundiária Urbana Morar Legal.

E nesta terça-feira dia 06 de dezembro de 2022, teve início na cidade de Pedro do Rosário, o trabalho de mapeamento das quadras, ruas e casas da cidade, começando pelo bairro novo, e ainda visitas domiciliares, pelas equipes técnicas da SECID e da Prefeitura Municipal, como engenheiros, arquitetos, topógrafos, assistentes sociais, técnicos administrativos, visitadores entre outros.

Como forma de solucionar os problemas habitacionais surgidos com as ocupações irregularidades ao longo dos anos. A regularização fundiária é uma política pública completa, que se destina a reduzir as desigualdades decorrentes da ocupação irregular do solo, por meio da titulação, retira-se o ocupante da informalidade, insegurança e reconhece o seu direito a propriedade, resgatando a sua cidadania, e garantindo a sua integração no convívio social.

O processo de implementação da regularização fundiária urbana, envolve abordagens interdisciplinares, que abrangem medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à garantia do direito à moradia, ao saneamento ambiental, a infraestrutura, ao transporte, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as populações que estão localizadas em assentamentos informais.

Assim a gestão do prefeito Toca Serra, trabalha para proporcionar aos cidadãos Pedrorrosarienses uma cidade melhor pra se viver com um povo mais Feliz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui