Forte, determinada e destemida, é assim que podemos escrever a história de uma mulher corajosa e que veio do interior do estado para fazer a representação das mulheres na capital. Susan Lucena Rodrigues (39), natural de Presidente Dutra, veio morar na capital ainda muito jovem, mas sempre com a vontade de vencer.

Susan se dedicou aos estudos para que pudesse elevar a ideia de que a mulher pode e deve estar onde ela quiser mesmo com as dificuldades da vida e o preconceito masculino, sempre se dedicou a vontade de vencer e superar os obstáculos com o lema: Por relacionamentos saudáveis com diálogo, respeito e harmonia.

Antes de chegar a Diretoria da Casa da Mulher Brasileira, Susan tem feito alguns trabalhos históricos para o Maranhão. Advogada, filosofa, especialista em Direito Previdenciário, Ex Secretária Adjunta de Estado da Mulher, atualmente Diretora da Casa da Mulher Brasileira, atual Presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Maranhão e Pós-graduanda em direito de família, sucessões, penal e processo penal. Já conseguimos admirar esta experiência singular da jovem moça que veio do interior, sabe por que? Susan É a 4a mulher em 60 anos a presidir o Conselho Penitenciário do Estado do Maranhão.

Convidada pelo ex-governador e atual Ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino, Susan Lucena atua na direção da Casa da Mulher Brasileira desde o início do seu funcionamento no dia 02 de outubro de 2017. Filosofa, especialista em Direito Previdenciário, Ex Secretária Adjunta de Estado da Mulher, atualmente também atua como Presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Maranhão. Com isso, os resultados foram surpreendentes, veja alguns trabalhos realizados pela Diretora;

Redigiu e propôs ao Governador o decreto que criou o selo amigo da mulher,

Participou da construção do decreto que criou a patrulha Maria da Penha;

Coordenou em parceria com a ONU Mulheres o Grupo de Trabalho Interinstitucional para investigar, processar e julgar feminicídios no Maranhão;

  • Participou da criação e organização de todas as semanas estaduais de combate ao feminicídio que inclusive foi expandida para a região Tocantina.
  • Criou o Projeto nasce uma estrela – capacitação e encaminhamento das mulheres vítimas de violência, trabalhando autonomia econômica da mulher para retornar sociedade.
  • Ações fixas realizadas pela casa- Susan.

Natal, dia das crianças, dia das mães, dia internacional da mulher, outubro rosa, Páscoa, sarau, agosto lilás.

Com todos esses resultados, a população maranhense não tina dúvidas da sua competência e seu trabalho foi noticiado em vários veículos de comunicação, chegando a conclusão de que o atual Governador Carlos Brandão fez a escolha certa em manter a advogada na sua equipe de governo.

No dia 24/02/2023, Susan Lucena foi anunciada pelo Governador para continuidade do belíssimo trabalho desenvolvido, e a Diretora tomou posse no último sábado (4) em Imperatriz, após o anúncio “Dando continuidade ao trabalho desenvolvido desde o início dos atendimentos na instalação, reafirmamos o comprometimento de proporcionar um atendimento acolhedor e humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Vamos avançando em prol de uma sociedade mais justa, igualitária e sem violência”. Destacou Susan Lucena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui