O São João em Paço do Lumiar se consagrou como um dos melhores realizados em todo o Maranhão. Promovido pela prefeitura municipal, na gestão do prefeito Domingos Dutra (PCdoB), a programação junina, que aconteceu entre os dias 20 e 30 de junho, levou atrações para diversos locais da cidade e as famílias luminenses tiveram a oportunidade de conferir um pouco da rica cultura popular maranhense.

A segurança e a organização foram os grandes destaques durante a festança em todos os arraiais da cidade.

Ao todo, foram 11 dias de programação junina que reuniu milhares de pessoas no arraial do Viva Maiobão. Além disso, a Prefeitura de Paço do Lumiar apoiou a realização de arraiais em outras comunidades como na sede de Paço, Timbuba, Iguaíba, Cumbique, Residencial Manaíra, Mocajutuba, Novo Horizonte, Pindoba, Nova Esperança, Morada Nova, Pau Deitado, Cohabiano, Lima Verde, Parque Copacabana, Mojó, Pau Deitado e no Portal do Paço.

Organização

A Prefeitura de Paço do Lumiar organizou o São João 2019 com recursos próprios e o resultado foi uma festa que agradou a todos que foram aos arraiais prestigiar as atrações e brincadeiras típicas do período.

No Viva Maiobão, por exemplo, uma grande estrutura de palco, luz e som foi montada para as festividades juninas. Todo o espaço foi limpo e iluminado para torná-lo mais aconchegante para todas as famílias que se dirigiram à região para prestigiar as brincadeiras juninas. Dessa forma, o Viva se consolidou como um centro de grandes eventos populares luminenses.

Um dos destaques do São João deste ano foi a segurança. Ao longo desses 11 dias de programação, não houve registros de casos graves de violência, reflexo de trabalho preventivo e ostensivo desenvolvido pela Polícia Militar (PM) durante todo o período.

Programação

Outro destaque do São João em Paço do Lumiar foi a programação. Pelos arraiais montados na cidade passaram tradicionais grupos de bumba meu boi do estado como o Boi da Maioba, que abriu oficialmente a programação junina na cidade.

Fizeram parte da programação também o Boi Pirilampo, Boi da Pindoba, Boi Barrica, Boi de Morros, Boi de Axixá, Boi de Iguaíba e ainda diversos grupos de dança portuguesa, cacuriá e quadrilhas juninas.

A programação ainda contou com shows de artistas locais e nacionais. Um dos destaques aconteceu no dia 28 de junho no show da banda Mesa de Bar, que reuniu mais de 30 mil pessoas na área do Viva Maiobão. Pontua-se ainda que, nesse dia, não foi registrada nenhuma ocorrência policial.

“O nosso São João foi um sucesso absoluto. Boas atrações, comidas típicas e a mais absoluta segurança. As famílias luminenses puderam se divertir tranquilamente ao longo desses 11 dias de festança que realizamos. Conseguimos fazer um dos melhores São João de todo o Maranhão graças ao empenho de toda a equipe para oferecer ao luminenses tudo o que eles merecem”, destacou o prefeito Domingos Dutra (PCdoB).

A secretária municipal de Planejamento, Nubia Feitosa, também avaliou positivamente as festanças juninas realizadas em Paço do Lumiar. “Nós pudemos ver a alegria das pessoas em seus rostos. As pessoas lotaram o viva para ver as atrações, pois tinham a certeza que encontrariam, além da apresentação de boas brincadeiras, conforto e segurança. Isso é o que nos motiva a seguir trabalhando para continuarmos oferecendo o melhor para essas pessoas”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui