Na terça-feira, 7 de agosto, a Lei Maria da Penha completou 13 anos e, em São Luís, a Casa da Mulher Brasileira comemorou apresentando os resultados do projeto “Nasce Uma Estrela”, que visa a reintegração de mulheres vítimas de violência ao mercado de trabalho.

Uma das 33 mulheres capacitadas nos cursos de manicure e pedicure do projeto é a Ana Maria, de 37 anos, que declarou estar muito feliz com a iniciativa. “É uma oportunidade que estamos tendo pra ingressarmos no mercado de trabalho ou também abrirmos nosso próprio negócio”, disse Maria.

Voltar a trabalhar é o primeiro passo para a autonomia, um dos objetivos do Projeto “Nasce Uma Estrela”, nascido de parceria público-privada entre a Casa da Mulher Brasileira, Assembleia Legislativa e mulheres empresárias de vários ramos.

Para Susan Lucena, diretora da Casa da Mulher Brasileira, a autonomia econômica é um fator-chave pra que mulheres vulnerabilizadas consigam trilhar seus próprios caminhos. Em muitos casos, elas se submetem a um relacionamento abusivo durante anos por não ter como manter a si a seus filhos.

“A gente não pensa apenas no atendimento policial e judicial, a gente pensa na necessidade da autonomia econômica, do acesso ao mercado de trabalho, da capacitação, qualificação e empoderamento dessa mulher pra que ela possa ir para o mercado de trabalho e conseguir trilhar os seus caminhos e escolher qual rumo seguir na vida”, informa Lucena.

Ana Brandão, diretora do Instituto Brasileiro de Estudos e Defesa dos Direitos do Consumidor (Ibedec) e uma das principais apoiadoras do “Nasce Uma Estrela”, o sucesso do projeto se deve principalmente à luta e resistência das mulheres beneficiadas. “Com muita coragem, elas venceram medos e desafios e agora conquistam seu próprio protagonismo. Fiquei muito feliz e honrada em fazer parte desta nobre missão, e grata pelas empresárias que doaram seu amor, tempo e apoio à causa”, disse Ana.

O deputado estadual Duarte Jr, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, parabenizou as mulheres capacitadas e as responsáveis pela realização do projeto. “Feliz do homem que reconhece o valor de uma mulher! Mas o mais importante é a recuperação da autoestima e da força da mulher, é a garantia de proteção dos seus direitos”, afirmou Duarte, que também é um dos apoiadores da iniciativa. Parabenizo minhas queridas amigas, profissionais competentes e mulheres de grande força representativa, Susan Lucena e Ana Brandão por esta iniciativa grandiosa. Contem comigo sempre para avançar cada vez mais”, declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui