Secretário Rubens Jr na solenidade de abertura do evento

Promover a inserção dos jovens e mulheres no mercado de trabalho, estimular o desenvolvimento ético e a prática da cidadania por meio de cursos e capacitação são os principais objetivos do Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT). O equipamento comunitário, inaugurado no mês de setembro pelo Governo do Estado, realizou nesta quarta-feira (30), uma atividade de integração voltada para mulheres beneficiadas com o projeto de qualificação profissional. O evento, intitulado “Juntas Somos Mais”, contou com a presença do secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Junior, e demais autoridades representantes dos governos estadual e federal.

Na ocasião, Rubens Junior destacou que o Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT) integra o projeto Pac Rio Anil, que visa atender as famílias residentes nos bairros da Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Monte Castelo e Alemanha. “Além de promover um novo traçado nos bairros com a edificação da via, o projeto está em pleno andamento com a construção de vários equipamentos urbanos, como delegacia, creche, unidade de saúde básica e uma escola de Ensino Fundamental”, afirma.

“Não basta apenas entregar um prédio, nós temos que nos preocupar com o bom uso do espaço. Aqui foi realizado uma articulação de várias secretarias para assegurar a utilização do equipamento com o propósito de garantir qualificação profissional para as mulheres maranhenses”, ressaltou o secretário da Secid.

A chefe do núcleo de Autonomia Econômica da Secretaria da Mulher, Rebeca Alexandre, evidencia a importância da ação que além da inclusão social, prioriza o empoderamento feminino, a valorização dos seus potenciais e cria diversas possibilidades para a inserção ao mercado e trabalho.

A vice-presidente do Instituto Aprecia, Janaína Franca, presente no evento, disse que o Instituto atua em vários estados do Brasil e, no Maranhão, está em três comunidades com o projeto Qualificação para Mulheres. “A ação visa aumentar a capacidade de empregabilidade, contribuir para geração de novos empregos por meio do empreendedorismo feminino e oferecer acolhimento principalmente às vítimas de violência doméstica”, esclarece.

Participaram, ainda, do evento representantes das Secretarias de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres) e de Igualdade Racial (Seir).

Qualificação para Mulheres

O projeto tem por objetivo oferecer às mulheres capacitadas, educação profissional, empreendedora e de gênero, promovendo sua inserção no mercado de trabalho e ocupação, despertando-as para a autonomia econômica e financeira, como também para o exercício de sua cidadania plena, de acordo com os preceitos e diretrizes estabelecidas no Plano Nacional de Políticas para Mulheres da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres.

O projeto está sendo executado pelo Instituto Aprecia, Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres e Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos e conta com as parcerias das Secretarias de Estado da Mulher (SEMU) e de Trabalho e Economia Solidária (Setres).

Atualmente estão sendo capacitadas, em torno de 120 mulheres no município de São Luís e Região Metropolitana, nos cursos de auxiliar administrativa; vendas e atendimento; turismo e hospitalidade; recepcionista e portaria e empreendedorismo.

As capacitações estão acontecendo em locais diversos, como forma de possibilitar a formação para mulheres de diferentes bairros de São Luis, como: SINE do Anjo da Guarda (Casa Brasil), Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT/ Fé em Deus), na sede da Igreja Batista Nacional do Avivamento e no Instituto de Ensino Superior Franciscano em Paço do Lumiar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui