O vereador Astro de Ogum oficializou nesse sábado (04), último prazo de filiação para quem pretende sair candidato a prefeito ou vereador nas eleições de 04 de outubro deste ano, a sua chegada ao PCdoB (Partido Comunista do Brasil). A sigla escolhida é a mesma do governador Flávio Dino e do pré-candidato a prefeito, Rubens Júnior.

No novo partido, ele irá formar chapa proporcional com os vereadores Marcelo Poeta, Fátima Araújo, Concita Pinto e Paulo Victor. A legenda espera eleger pelo menos seis parlamentares no pleito de outubro já que terá como pré-candidatos outros nomes de peso como o vice-prefeito Júlio Pinheiro.

Ex-presidente da Câmara, Astro é o decano da Casa com cinco mandatos seguidos. Ele destacou que a escolha pelo PCdoB, representa o caminho certo para a cidade, e garante estar pronto para a caminhada no novo partido em busca de seu sexto mandato consecutivo.

“Depois de conversar com os nossos amigos, dialogar com a nossa comunidade e com a minha família, entendemos que o PCdoB é o melhor caminho para a nossa caminhada em busca do nosso sexto mandato consecutivo”, disse o parlamentar.

TRAJETÓRIA POLÍTICA
O vereador ludovicense completou 20 anos de mandato em 2020. Ele está na vida pública desde 2000. Até hoje, não perdeu nenhuma eleição. Naquele ano, ele fazia sua estréia na disputa para o cargo de vereador pelo PTdoB, conquistando o mandato com 3.243 votos.

De lá pra cá, não perdeu mais nenhuma disputa. Em 2004, foi reeleito com 7.352 votos para o 2º mandato. Em 2008, foi reeleito pela 3ª vez com 5.135 votos. Em 2012, foi vice-campeão nas urnas, com 8.766 votos e reeleito pela 4ª vez. No pleito de 2016, se reelege para o 5º mandato consecutivo com 9.703 votos. Em 2020, está pronto para buscar o sexto mandato consecutivo pelo PCdoB.

QUEM É ELE?

Conheça a história do vereador que está há duas décadas na Câmara de São Luís:

Generval Martiniano Moreira Leite, popularmente conhecido como Astro de Ogum, nasceu em São Bento, no dia 16 de setembro de 1957.
Atuando há mais de quatro décadas como pai de santo na capital maranhense, filho de Oxumaré com a cabeça emprestada para Ogum, devido aos seus laços com a Umbanda, o parlamentar diz que o seu ladrilhar foi alicerçado pela proteção de Deus e dos guias.

ORIGEM HUMILDE
Filho do sargento da Polícia Militar, João Francisco Costa Leite, nasceu no município de São Bento, a 301 km de São Luís, na Baixada Maranhense, e foi abandonado pelo pai, juntamente com sua mãe e mais quatro irmãos.

As dificuldades atravessadas pela família fizeram com que viessem morar na capital, e diante da situação, ainda muito pequeno, se viu obrigado a trabalhar para ajudar no sustento da mãe e dos irmãos. Ele passava o dia vendendo picolé, laranja e mariola pelas ruas e praias de São Luís e, na maioria das vezes, dormia nas bancas da feira da Liberdade.

Astro também não esconde que teve tudo para se transformar em um marginal, e reconhece que percorreu um caminho bem diferente dos seus amigos, contudo, nunca abriu mão dos valores e princípios éticos.

HOMEM DA CULTURA
Além da religião e do social, a cultura é outro pilar muito forte na base eleitoral de Astro de Ogum. Em 2015, para saudar a posse do 1º Pai de Santo a comandar o Poder Legislativo no País, o pátio da Câmara de São Luís foi invadido por vários grupos folclóricos de tambor de crioula e blocos tradicionais.

Apesar do estereótipo traçado por muitos, levando em conta o jeito sisudo do parlamentar, é o lado humano e bondoso que sempre fez questão de alimentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui