No dia em que a capital maranhense completa 408 anos de fundação, o pré-candidato à Prefeitura de São Luís Duarte (Republicanos) anunciou, durante coletiva de imprensa, a advogada Fabiana Vilar Rodrigues como pré-candidata a vice na chapa em que os dois devem disputar as eleições municipais.

A advogada de 33 anos é ex-secretária da Sagrima no governo Flávio Dino

Fabiana Vilar
Fabiana Vilar tem 33 anos, é advogada e presidente municipal do Partido Liberal (PL). Ela é ex-secretária de Agricultura Pecuária e Pesca (Sagrima) do governo Flávio Dino, cargo que ocupou de fevereiro de 2019 a maio de 2020. Em sua gestão, destaque para ações como o Zoneamento Agropecuário do Maranhão (Zama); Sagrifeira; programa Mais Sementes e Mudas; Workshop Cadeia Produtiva do Pescado; Fórum de Secretários e Gestores de Agricultura dos Municípios do Maranhão; e Central Virtual de Abastecimento.

Mesmo jovem, a agora pré-candidata a vice-prefeita, antes da titularidade na pasta da Sagrima, já acumulava experiência de 10 anos de gestão municipal atuando no interior do Maranhão.

Segundo Duarte, a escolha é de caráter técnico. Vilar foi um dos nomes apresentados a Duarte por sua base de apoio composta pelo Patriota, Partido Liberal (PL), Avante e PTC. Coube ao próprio deputado dar a palavra final. Ele ainda ressaltou se tratar de uma representante de grande parte do perfil da mulher ludovicense, que é mãe, tem filha pequena e precisa trabalhar pra sustentar o lar. “Quarenta e oito por cento das residências de São Luís são chefiadas por mulheres”, disse Duarte, que reforçou a razão para escolher Fabiana Vilar:

“Muito me orgulha por tê-la ao meu lado. Há algum tempo eu conversava com a minha esposa, Karen, dizendo que eu gostaria de ter uma mulher como a minha vice, porque eu defendo a bandeira da mulher. E a Fabiana é mais que uma mulher, é um nome técnico, ocupou vários cargos na gestão pública no estado do Maranhão e até recentemente foi secretária do governo Flávio Dino. E assim como nós mudamos o PROCON e o VIVA, ela mudou a Sagrima. Foram vários nomes apresentados pelo nosso grupo, mas, como não poderia ser diferente, eu tive a liberdade pra fazer a escolha. Não será uma vice decorativa, que terá como função apenas ir para solenidades, ela vai me ajudar a gerir, com uma função primordial, que é monitorar as metas de todos os secretários, e se preciso ela irá intervir pra assegurar resultados”, adiantou Duarte.

Alinhada com o discurso do deputado, Vilar garantiu que será uma vice-prefeita atuante, alheia a qualquer característica que lembre uma figura decorativa. “São Luís realmente vai ter uma vice-prefeita presente, que trabalha, que a cidade saiba quem é, estarei ao lado das pessoas. Não é o meu perfil ficar em gabinete. Foram colocados vários nomes, e Duarte disse pra mim: ‘Tu é técnica, tu vai somar comigo, admiro o teu trabalho’. Fiquei muito honrada com a escolha. E estarei todo dia defendendo a bandeira feminina, estarei ao lado de Duarte pra melhorar a nossa cidade. Vamos fazer uma gestão que ficará na história de São Luís”, afirmou a pré-candidata a vice-prefeita.

Além da contribuição na vida pública, ter uma vice-prefeita vai ao encontro de uma das causas defendidas por Duarte, a de que as mulheres ocupem cada vez mais espaços onde há predominância masculina. À frente do PROCON, por exemplo, 80% dos cargos no órgão eram ocupados por mulheres.

Convenção
Com a chapa definida, acontece, neste sábado (12), a convenção de Duarte Jr e Fabiana Vilar para as candidaturas a prefeito e vice-prefeita, respectivamente, às 16h, no Parque Folclórico da Vila Palmeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui