“Todos os povos indígenas do nosso estado devem ser vacinados”, frisou o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Chico Gonçalves. De acordo com o Plano Nacional de Vacinação, o quantitativo de 19.525 indígenas a serem imunizados no Maranhão refere-se inicialmente à população indígena aldeada, acrescido de 924 indígenas do povo Akroá Gamella cujo território está ainda em fase de estudos. Todos esses grupos seguindo a faixa etária de maiores de 18 anos, de acordo com o estabelecido pelo Governo Federal, responsável pela entrega das vacinas aos estados.

O Povo Tremembé nos municípios de Raposa e São José de Ribamar, que enfrentam processos de regularização fundiária, não foram inseridos pelo Ministério da Saúde, no entanto, a Comissão Estadual de Políticas Públicas para os Povos Indígenas – COEPI/MA e SEDIHPOP estão mediando diálogo com esses municípios para sua inclusão.

Para o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Chico Gonçalves, algumas peculiaridades, como a escassez da vacina, dificultam a garantia deste recurso de forma imediata. “Apesar da restrição do Plano Nacional aos indígenas não aldeados nesta primeira fase, nossa recomendação aos municípios é que estes contemplem toda a população indígena de seu território, uma vez que há um grande fluxo entre os parentes aldeados e não aldeados”, explicou.

O secretário destaca também que é preciso que o Governo Federal invista na produção e importação de mais vacinas para garantir, não só aos indígenas, mas a todos os brasileiros o direito à imunização de forma célere.

Mesmo não sendo responsável direto pela promoção da saúde indígena, o Governo do Estado, desde o início da pandemia do novo coronavírus, tendo ciência da vulnerabilidade das populações indígenas do Maranhão, no cenário da crise sanitária, empenhou-se em uma atuação de forma interinstitucional e integrada com as esferas nacional, municipais e não-governamentais, no sentido de garantir o acesso à informação, saúde, e higiene dos indígenas. Em conjunto, a Sedihpop e a COEPI/MA, articularam a realização de diversas estratégias de enfrentamento à pandemia entre os indígenas, como testagens para covid-19, doação de materiais de limpeza e higiene e atendimentos de saúde pela Força Estadual de Saúde – FESMA nas aldeias.

A COEPI/MA é uma instância de governança indígena que avalia, monitora e planeja ações da política indigenista no Estado, não cabendo à comissão a deliberação sobre vacinação dos povos indígenas. A comissão é composta por instituições indígenas estaduais e nacionais, tais como: Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (COAPIMA) Associação WYTY CATË das Comunidades Timbira do Tocantins e Maranhão, Articulação das Mulheres Indígenas do Maranhão (AMIMA) Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui