Um grupo de vereadores está formando um bloco tido como independente na Câmara Municipal de São Luís. Hoje, o regimento interno não prevê a formação e espaços específicos de blocos como ocorre na Assembleia Legislativa. Mas o grupo está se formando para votar de forma unida e ter força junto ao grupo governista e a gestão municipal.

O bloco deve ser liderado pelo vereador Marquinhos (DEM), que inclusive apoiou o prefeito Eduardo Braide no segundo turno, mas quer manter independência nas votações. O “Centrão” da Câmara Municipal está com 13 vereadores neste momento, e já tem força para barrar algumas votações.

Um dos vereadores do grupo disse ao Blog que o Bloco não quer ser taxado como oposição, mas não quer que aconteça como na gestão anterior, quando o executivo atropelava o legislativo, mandando matérias com urgência para serem votadas no mesmo dia sem ter tempo de discutir. “Desta vez, se isso acontecer, vamos ter que barrar. Se a prefeitura não quiser passar o constrangimento de ter suas pautas derrubadas, tem que mandar com o mínimo de antecedência, mandar os secretários e técnicos para explicar os pontos controversos com a Casa. Temos que nos impor”.

A maioria do grupo não quer o Coletivo Nós, que ensaiou uma aproximação, mas pelo fato do mandato coletivo já ter sido muito marcado como oposição, não deve ser incorporado.

A dinâmica tende a ficar interessante, também visando a sucessão do presidente Osmar Filho, que deixa o cargo no final de 2022. Mas isso é assunto para outro post.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui