Pedido foi protocolado pelo PDT, que alegou que o presidente “coloca a vida da população em risco” com atitude; Augusto Aras deve decidir se abrirá investigação

Bolsonaro com a cloroquina (Reprodução/Twitter)

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma notícia-crime apresentada pelo PDT contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por promover o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19. Caberá ao procurador-geral da República, Augusto Aras, analisar se prossegue com a investigação ou se arquiva o pedido.

O partido protocolou o pedido no dia 9 de fevereiro. A sigla acusa o chefe do Executivo de colocar a vida da população em risco com a “promoção de medicamentos ineficazes contra a Covid-19”.

Na ação, assinada pelo presidente do PDT, Carlos Lupi, o partido aponta a “indicação sistemática de tratamento precoce para a Covid-19 e da produção de 3,2 milhões de comprimidos de cloroquina e hidroxocloroquina sem licitação”.

Na última quarta-feira (17), o Ministério da Saúde abriu um chamamento público para compra de mais hidroxicloroquina. O aviso inclui outros medicamentos a serem adquiridos, mas não há quantidade definida para nenhum deles. No caso da hidroxicloroquina, não há definição de qual o uso que será dado ao medicamento.

“Todos os estudos apontaram que o remédio [cloroquina] não interfere no quadro do paciente com o vírus nem reduz chances de contágio”, diz o documento. “Mesmo diante disso, o presidente da República e o Ministério da Saúde lançaram campanha para a utilização de tratamento precoce contra a Covid-19, especificamente com a criação do aplicativo ‘TrateCov’, em que se recomendava o uso da cloroquina”, afirma a legenda no pedido.

O partido também lembra que após quase um ano difundindo o uso da cloroquina, o próprio Bolsonaro chegou a admitir, em live recente, que o medicamento pode ser um “placebo” e que “tudo bem”, pois pelo menos, nas palavras dele, “não matei ninguém”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui