Dois dos três senadores do Maranhão seguirão unidos nas eleições de 2022 para o governo do Estado. Hoje (02) de manhã, a senadora Eliziane Gama, do Cidadania, em entrevista na TV Mirante (afiliada da Globo, de propriedade dos familiares do ex-presidente José Sarney) confirmou o apoio ao também senador Weverton Rocha (PDT). Ambos são aliados de primeira hora do governador Flávio Dino (PCdoB).

A declaração da senadora caiu como uma bomba no meio político maranhense, pois a senadora é tida como uma das aliadas mais fiéis do governador, que tem insistido na tese de que seu grupo só discutirá a questão de sua própria sucessão a partir de novembro próximo.

O grupo do governador tem dois pré-candidatos principais ao governo. O atual vice-governador Carlos Brandão (recém-filiado ao PSDB, após deixar o Republicano) e o senador Weverton. Brandão tem seguido à risca a liturgia pregada por Dino e se mantém calado quanto ao processo sucessório, com a segurança de quem sabe que vai assumir o governo dentro de aproximadamente um ano, quando o governador se afastar para ser candidato ao Senado e vai governar no período da campanha e do pleito.

Weverton tem a seu favor um mandato que estende até janeiro de 2027, podendo ser candidato ao governo mantendo o cargo de senador. E vem agindo de forma diametralmente oposta a de Brandão, criando fatos e se preparando para disputar a eleição de governador. Vem montando um grupo político que abrange setores aonde a influência de Dino não chega, cooptando antigos adversários outrora ligados a Sarney e Lobão, entre outros. Ainda recentemente anunciou a montagem de um grupo de trabalho com a tarefa de elaborar seu plano de governo, para mostrar que está se preparando a sério para a disputa de 2022.

A definição da senadora pela pré-candidatura de Weverton faz parte dessa estratégia do fato consumado e, com certeza, se constituiu no fato político mais importante deste início de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui