Um reconhecimento aos fazedores de cultura, através do Auxílio Emergencial Municipal para os artistas pedreirenses foi comunicado, através de vídeos para as redes sociais, pela prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, neste sábado (1), ao que parece, agradando aos futuros beneficiários desta demanda.

“Quero aqui aproveitar para dar uma ótima notícia, que após discutir, estudar muito com o nosso jurídico e com o nosso financeiro uma forma de ajudar os nossos artistas, quero aqui dizer, que nós encontramos e encontramos sim, e vamos conceder auxílio a todos os nossos artistas pedreirenses e dizer que na segunda-feira (03), no primeiro horário estaremos protocolando na Câmara Municipal o Projeto de Lei que, com certeza logo será votado e aprovado pelos nossos vereadores. Esse é o nosso desejo e a nossa contribuição com os artistas que desde o início vem sofrendo com a pandemia (…)”, explanou a prefeita através de vídeo postado nas redes sociais.

Outro vídeo, também comemorando a conquista, foi posteriormente postado nas redes sociais, pelo presidente da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP), Raphael Branco, confirmando que será três parcelas de 300,00 reais e ressaltando que foi feito todo um trabalho da gestão para garantir esse benefício, que deverá ser votado pelos vereadores.

Indicação da Vereadora Katyane Leite

A vereadora Katyane Leite também usou as redes sociais para postar matéria de sua autoria, protocolada no dia 20 de abril, sendo inserida na Ordem do Dia da Câmara Municipal de Pedreiras, em sessão remota no último dia 28.  A INDICAÇÃO n° 257/2021, solicitando da Gestão Municipal o PL de Auxílio Emergencial aos Artistas da Terra.

De acordo com a vereadora, a demanda surgiu de reunião entre ela e alguns artistas, em meados de abril e descobriu que municípios como Alto Alegre e Imperatriz já estão bem avançados.

Inicialmente a matéria deveria ter sido votada no dia 21 de abril, como era feriado de Tiradentes, não houve sessão legislativa, sendo marcada para o dia 28, em sessão remota, que foi interrompida por problemas de conexão de internet, mas estava na Ordem do Dia. “Então me sinto atendida pela gestão nesta demanda, porque, mesmo não entrando em votação, por conta de contratempos, a matéria foi colocada no âmbito do parlamento, inclusive, constando nas publicações oficiais do legislativo”, ressaltou a vereadora.

 Katyane Leite publicou nas suas redes sociais: “Solicitei à Gestão Municipal que procedesse com a criação de um Projeto de Lei para beneficiar os artistas da terra (músicos, artesãos, artistas plásticos, produtores culturais e fotógrafos), por meio de auxílio emergencial, que poderá ser pago através dos Recursos dos Royalties (ART. 2°, inciso VII).

Cidades como Imperatriz e Alto Alegre já avançaram neste processo, abriram edital para cadastrar e selecionar os beneficiários, segundo documento expedito, por lá, serão pagas quatro parcelas no valor de R$ 500,00. Pedreiras tem condições de seguir os mesmos moldes.

Parabenizo a Gestão Municipal pela iniciativa de avançar no debate, acatando minha ideia, e assim, se antecipando com o Projeto de Lei; pois este auxílio como o próprio nome já diz, é emergencial!

Apenas cesta básica como foi oferecida, não contempla a necessidade destes profissionais que estão há muito tempo parados e com seus compromissos a cumprir.

Nossa expectativa é que seja colocado em pauta nesta quarta-feira, 05/05. De já, convido representantes dos artistas para participarem da sessão presencial”, pontuou a vereadora.

Pedreiras tem grandes artistas e cultura precisa ser valorizada

Pedreiras é um município muito diferenciado pela grande expressão artística, pelo número de bons profissionais que vivem da arte e por isso mesmo foram muito afetados pelos decretos de restrições de eventos nesta área, deixando muitos pais de família sem trabalho e consequentemente sem renda.

A valorização da arte pedreirense também deve andar na proporção do talento dos nossos fazedores de cultura, com incentivos não apenas em período de pandemia, mas deve ser permanente, com respeito à classe, busca de políticas públicas para incentivar, apoiar e até mesmo descobrir novos talentos, no rastro de João do Vale, Corrêa de Araújo e outros.

Que a prefeita Vanessa Maia, o presidente da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP), Raphael Branco, a vereadora Katyane Leite e todos os demais parlamentares, trabalhem com a sensibilidade necessária e com o devido zelo, para que Pedreiras possa continuar sua tradição de celeiro de arte e nos enchendo de orgulho com os talentos que daqui surgem a cada dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui