O vereador Gutemberg Araújo (PSC) propôs, por meio do requerimento nº 038/2023, durante a sessão ordinária da última segunda-feira, 20, que seja realizado um painel para discussão da atual situação da Lagoa da Jansen, um dos cartões-postais da cidade.

O objetivo do debate, que ainda não tem uma data definida, é discutir políticas públicas de manutenção e preservação ambiental do espaço, resultando em consequente melhoria da qualidade da população do entorno.

O parlamentar destaca a importância da área para o turismo da cidade, mas também para o comércio e para a prática de esportes, reiterando que é preciso solucionar os desafios ambientais do local para promover também mais segurança. Uma das razões apontadas por Gutemberg Araújo para a prática de crimes no entorno é a falta de iluminação adequada.

“Devido ao uso e ocupação do solo, a preservação ambiental do Parque da Lagoa da Jansen se tornou dificultosa, pois afetou a dinâmica e desequilíbrio ambiental. Além disso, ainda há o despejo irregular de esgoto dos condomínios e estabelecimentos comerciais construídos no entorno da Lagoa, que não possuem tratamento correto. Somado a isso, há ainda a prática de crimes no local”, enfatiza.

“Além disso, a vegetação serve de esconderijo para bandidos. Como medida de combate aos crimes, foi feito o desflorestamento da vegetação, o que compromete a proteção do ecossistema local. Não obstante, ainda há atividade pesqueira pelas comunidades locais na região da Lagoa, que a utilizam para garantir a alimentação de suas famílias”, pontua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui