“Muita felicidade e honra em ter conduzido esse pleito”, afirmou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB/MA), Kaio Saraiva, em entrevista exclusiva ao Programa Ponto Continuando nesta segunda-feira (24), onde o presidente falou sobre a primeira eleição direta para o Quinto Constitucional da história do Maranhão.

“Muita honra de conduzir a primeira eleição mais democrática, uma eleição direta do Quinto Constitucional no estado do Maranhão. Conseguimos um grande avanço para a advocacia maranhense, garantimos a aplicação da paridade de gênero, estimulando a atuação da advogada no espaço de poder e decisão, conseguimos uma boa campanha, um processo íntegro e tranquilo que garantiu o sucesso da eleição”, disse Kaio Saraiva.

Durante a entrevista, o presidente explicou que a lista sêxtupla da eleição do Quinto Constitucional era escolhida exclusivamente por membros do Conselho da OAB. Em sua gestão, Kaio Saraiva possibilitou que a classe da advocacia maranhense pudesse participar da escolha do próximo desembargador ou desembargadora de justiça do estado.

“Nós inovamos para oportunizar que a advocacia pudesse ter uma participação direta na escolha dos nomes que formaram a lista de seis homens e seis mulheres para a disputa do Quinto Constitucional. Esta semana o conselho irá se reunir para realizar a sabatina com todos os candidatos, e na mesma sessão extraordinária será formada a lista sêxtupla que será enviada ao Tribunal de Justiça do Maranhão”, informou.

A primeira etapa da eleição, que aconteceu nesta segunda-feira (24), definiu seis homens e seis mulheres que seguirão para as próximas fases da disputa. Entre os mais votados estão Ana Cristina Brandão Feitosa com 3.099 votos; Lorena Saboya Vieira Soares com 2.721; Alessandra Belfort e Silva com 2.602; Valeria Launde Carvalho Costa com 2.163; Josineile de Sousa Pedroza com 2.076 votos; Ana Letícia Silva Freitas Figueiredo com 2.065 votos. Gustavo Sauaia de Oliveira com 2.791 votos; Gabriel Ahid Costa com 2.521; Diego Meneses Soares com 2.271; Hugo Assis Passos com 2.048 votos; Gilson Ramalho de Lima com 1.820; e Italo Gustavo com 1.609 votos.

Na próxima quinta-feira (27), os doze candidatos serão sabatinados por um período de 10 a 15 minutos. Em seguida, os conselheiros escolherão os seis nomes que serão encaminhados para o Tribunal de Justiça. Os desembargadores e desembargadoras formarão a lista tríplice, com os três nomes mais votados. Por fim, a lista será enviada ao governador Carlos Brandão, que definirá o nome do próximo desembargador ou desembargadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui