O vereador Marlon Botão (PSB) realizou neste fim de semana, em parceria com a universidade Uninassau, uma ação social que ofertou diversos serviços e atendimentos totalmente gratuitos à população, beneficiando mais de 300 famílias de comunidades como Vila Bacanga, Estiva, Vila Primavera, Maracanã, Alemanha e Centro.
.
Na ação, as famílias tiveram acesso a orientação jurídica, serviços odontológicos, ginecologista, oftalmologista, clínico geral, nutricionista, vacinação contra Covid-19 e gripe, testes rápidos, escuta psicológica, teste de glicemia, avaliação física, entre outros.
.
De acordo com o parlamentar, a ação mostra a importância de parcerias público-privadas para o empoderamento da população mais vulnerável.
.
“Quero, antes de mais nada, agradecer a parceria da universidade Uninassau, ao reitor Caio Vieira por topar a nossa iniciativa desde o começo. Essa ação não seria possível sem a participação da Uninassau. E eu acho que o sucesso dela mostra a importância dessas parcerias público-privadas para o empoderamento da nossa população, especialmente para as famílias mais vulneráveis”, disse.
.
“A verdade é que, dado o tamanho da desigualdade social que ainda hoje afeta a nossa população, o poder público, sozinho, não consegue atender a todos com a agilidade necessária. É por isso que sempre busquei essas parcerias com a iniciativa privada, que tem sim uma responsabilidade social com a cidade, para que a gente possa garantir pelo menos o básico para quem precisa. O caminho para uma cidade mais justa passa pela colaboração de todos”.
.
A aposentada Maria do Rosário, de 60 anos, parabenizou a iniciativa do vereador.
.
“Há muito tempo eu estava atrás de uma consulta de vista, mas não tinha condições de pagar. Até procurei os serviços públicos, mas as filas são tão grandes que tiram as forças da gente”, disse a aposentada. 

Populares agradeceram ao vereador Marlon Botão pelos cuidados oferecidos gratuitamente à comunidade 

“Mas hoje, finalmente, graças a essa ação do vereador Marlon Botão, eu pude fazer a minha consulta. A nossa comunidade agradece e eu espero que ações como essa de hoje se repitam, porque as comunidades precisam”.
.
Empoderamento
.
Marlon Botão ressaltou que o seu objetivo é ir além do assistencialismo, para garantir o empoderamento real da população mais pobre de São Luís, gerando oportunidades de emprego e renda.
.
“Os programas assistenciais são importantíssimos porque garantem o alimento para quem tem fome, a água para quem tem sede. Mas, se quisermos mudar de verdade a vida das pessoas, nós temos que ir além e pensar em políticas públicas que oportunizem o empoderamento dessas famílias”, disse.
.
“É o que eu tenho buscado desde o início do meu mandato. Realizo ações sociais contínuas em diversos bairros, na Zona Rural e na área Itaqui-Bacanga, mas, junto aos projetos sociais, também busco essas parcerias público-privadas para criar oportunidades para que as pessoas possam, através do trabalho, mudar a realidade das suas famílias”.
.
O parlamentar deu o exemplo das turmas de bombeiros-mirins formadas na comunidade de Pedrinhas.
.
“Em Pedrinhas, com o nosso projeto Cidadania e Lazer, nós demos o treinamento de Bombeiro Civil Mirim para mais de 50 crianças, como uma forma de prepara-las para o futuro. O projeto é um sucesso porque envolve toda a comunidade e as famílias”, disse.
.
“Ao mesmo tempo em que tiramos essas crianças das ruas, onde algumas delas poderiam ser atraídas pelo crime organizado, nós mostramos que elas podem ter uma vida melhor por meio da educação, do trabalho e da disciplina. Com o Cidadania e Lazer nós formamos cidadão comprometidos com a cidade. É uma iniciativa que se mostrou produtiva, e por isso realizamos ações semelhantes em várias outras comunidades da capital”.
.
Mais ações
.
Marlon Botão disse, ainda, que continuará buscando instituições privadas comprometidas com o bem social para levar ações como a realizada na universidade Uninassau para mais bairros.
.
“A ideia é levar essas ações para o maior número de bairros possível, especialmente para aqueles que mais precisam. Eu já estou em conversa com outras instituições e, felizmente, a resposta tem sido muito positiva. Com esse trabalho, nós vamos levar oportunidades e dignidade para muitos outros bairros de São Luís”, disse.
.
“É assim, com cada um fazendo a sua parte, que nós vamos pelo menos amenizar um pouco o sofrimento e a dificuldade das famílias ludovicenses. É assim que vamos construir uma cidade mais justa para todos”, finalizou o vereador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui