No dia 19 de abril de 2002, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão surgia através da Lei Estadual nº 7.734, que dispõe de alterações na estrutura organizacional do Governo do Estado.
Durante duas décadas, a AGED conquistou o status de livre da Febre Aftosa com vacinação com reconhecimento internacional da OIE – Organização Mundial de Saúde Animal. Ainda são conquistas da AGED: a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ao Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA); aumento em 53% de estabelecimentos no Serviço de Inspeção Estadual nos últimos três anos; fiscalizações volantes para inspeção do trânsito animal e vegetal, ampliação da AGED com escritórios no Estado, sucesso na coleta de embalagens de agrotóxico reconhecido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inPEV), planos de intensificação do controle de doenças em animais e de pragas na lavoura, a criação da Lei do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), que possibilitará que os produtos da agricultura familiar registrados no SIM e que obtiver equivalência ao SIE possam ser comercializados em todo o Estado do MA, facilitando a inclusão dos produtos de origem animal nos mercados institucionais.
Para celebrar as muitas conquistas, a AGED vai realizar uma cerimônia no dia 20 de abril, no auditório do Palácio Henrique de La Roque, às 17h, com homenagens aos pioneiros da defesa agropecuária no Estado.
A AGED está presente nos vários elos da cadeia, desde o início de produção, passando pela inspeção durante o beneficiamento dos produtos para garantir a qualidade dos produtos que chegam até a mesa do consumidor maranhense e ainda está presente na fiscalização de serviços como revendas agropecuárias, fiscalização de trânsito e profissionais autônomos ligados ao setor rural.
Ainda representaram avanços da Agência: padronização de todos os procedimentos administrativos; reformas dos escritórios, 44 estabelecimentos com SIE, capacitação contínua dos servidores, fiscalizações na área vegetal para garantir condições fitossanitárias adequadas para a produção de alimentos de qualidade, tais como Inspeção de propriedades, de Máquinas e de Viveiros, Monitoramento de Pragas e Vazio Sanitário.
Outro destaque foi a realização, periódica, de palestras em eventos agropecuários destacando os principais aspectos da defesa agropecuária. As ações de conscientização sobre a importância da prevenção, controle e erradicação das doenças dos animais, da sanidade dos vegetais, da segurança e qualidade dos produtos e subprodutos agropecuários, entre outros temas, foram uma importante aproximação com diversos públicos, especialmente com o produtor rural.
SERVIÇO
O QUE: Celebração de 20 anos da AGED
QUANDO: 20 de Abril de 2022
HORÁRIO: 17H
ONDE: Palácio Henrique de La Roque

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui