Um passeio pelos costumes do povo Krikati é o foco do segundo episódio da série documental “Nações Indígenas”, da TV Assembleia, que terá estreia neste sábado (21), às 17h. A idealização e direção-geral são do jornalista Edwin Jinkings, diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa.

“A TV Assembleia está se especializando em produções especiais de excelente qualidade. Já são várias em exibição na sua grade de programação e a série ‘Nações indígenas’, que está em seu segundo episódio, é um convite para que se faça um mergulho nas tradições e histórias seculares dos índios que vivem em terras maranhenses”, afirmou Edwin Jinkings.

O episódio é ambientado na aldeia São José, entre os municípios de Montes Altos e Sitio Novo. A série envereda pela cultura indígena e mostra a tradição da pintura corporal, que destaca desenhos geométricos feitos com jenipapo e urucum; do artesanato, produzido pelos indígenas com sementes e material retirado da floresta.

Descendentes dos Timbira

Os Krikati são descendentes dos Timbira. De acordo com lideranças indígenas, pouco mais de 1.300 índios vivem nessa região do Cerrado maranhense. Hoje, estão distribuídos em nove aldeias no estado, a exemplo da Campo Alegre, Jerusalém, Recanto dos Cocais e Caracati. A aldeia São José é a maior delas.

Um momento emocionante é o ritual de encerramento do luto pelo povo Krikati. O documentário mostra todo o roteiro cumprido por homens, mulheres e jovens na despedida a um ente querido. Um dos pontos altos é a corrida com toras de árvore conhecida como barrigudeira. 

O documentário tem roteiro e entrevistas da jornalista Márcia Carvalho; produção das jornalistas Elda Borges e Marise Farias e narração de Rosalvo Júnior. As imagens são de Leomagno Souza e Fábio Lima e a montagem e finalização, de Leoti. 

No ar, o primeiro episódio da série destaca o povo Canela Apanyekrá, da terra indígena Porquinhos, que tem incidência em municípios como Barra do Corda e Fernando Falcão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui