O prefeito Eduardo Braide participou, nesta segunda-feira (24), no Multicenter Sebrae, da cerimônia oficial de abertura dos Jogos Universitários Brasileiros, na versão praia (JUBs Praia). Os jogos ocorrem até o dia 29 de abril, em São Luís, e contemplam 12 modalidades – basquete 3×3, beach soccer, beach hand, beach tennis, beach wrestling, cross training, futevôlei, futmesa, vôlei de praia, vôlei 4×4 misto e duas novidades para a edição deste ano: skate e surf.

Os JUBs Praia 2023 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Prefeitura Municipal de São Luís e Federação Acadêmica Maranhense de Esportes (FAME), com patrocínio da Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.

Foto: @Divulgação“Para nós é uma felicidade podermos receber o JUBs Praia em nossa cidade e, com isso, movimentamos não apenas o esporte e sua cadeia, mas também a economia. O esporte é transformador e, estes dias, São Luís, além de ser a Ilha do Amor, também será a Ilha do Esporte. Que os atletas tenham bons jogos e aproveitem também a nossa capital. Parabéns ao JUBs e à CBDU que acreditou na gente e trouxe este evento que concorreu com outras cidades, mas que escolheu São Luís para sediá-los”, destacou o prefeito Eduardo Braide.  

Esta é a segunda vez que a capital do Maranhão sedia o evento. O último JUBs realizado em São Luís foi em 1989, quando os jogos ainda não eram divididos em módulos. Para esta edição, os organizadores calculam a participação de cerca de 1.600 atletas de 24 estados, com idade média de 17 a 23 anos, disputando em 12 modalidades. As primeiras equipes chegaram à cidade ainda no último domingo (23).

Para o presidente da CBDU, Luciano Cabral, a capital maranhense está preparada para receber os JUBs. “Estamos bastante felizes e satisfeitos com o que encontramos em São Luís, sobretudo com o apoio da Prefeitura, que não nos deixou faltar nada, os equipamentos esportivos atendem muito bem tecnicamente. Além disto, a cidade é maravilhosa, tem um acervo cultural incrível, tem um patrimônio importante que deve ser conhecido pelos universitários. É muito mais que jogos, é uma forma de divulgar esta cidade e este estado belíssimos para todo o Brasil”, salientou Luciano Cabral.

Foto: @Divulgação

Abertura

A cerimônia de abertura foi uma mostra da rica cultura ludovicense. Além do tradicional desfile das delegações, o evento reuniu nomes da cultura popular como o cantador de boi, Ribinha de Maracanã, que entoou o hino da cidade “Louvação a São Luís” e ainda Boi de Santa Fé, grupo Lamparina, que cantou o Hino Nacional, bem como o grupo de dança Street Master e a banda Mix Brasil.

Representando a ministra de Esporte, Ana Moser, a Secretária Nacional de Esporte e Alto Desempenho, Marta Sobral, destacou que o JUBs é uma forma de fortalecer o esporte de forma geral.

“O esporte e a educação andam de mãos dadas e estes jogos são a prova disto. Estes jovens que estão aqui, quem sabe, alguns deles possam representar o Brasil numa seleção brasileira. Tenho certeza de que todos que estão aqui darão tudo de si em todos os jogos que participarem”, disse.

Foto: @Divulgação

Competições

As competições estão ocorrendo na Avenida Litorânea, Ponta d’Areia, Lagoa da Jansen e Calhau e a programação pode ser acessada no site da CBDU, que também está fazendo as transmissões das partidas por meio do YouTube.

O titular da Secretaria de Desportos e Lazer (Semdel), Romário Barros, falou da felicidade em sediar o JUBs Praia em São Luís.

“Este evento só foi possível graças ao apoio incondicional do prefeito Eduardo Braide. O esporte e a educação devem andar sempre juntos. Este movimento cria oportunidades, mobilizando uma cadeia que vai além do esporte e chega ao turismo e economia, além de outras frentes de desenvolvimento de nossa cidade”, disse o gestor.

Foto: @Divulgação

Atleta do Amapá, a jogadora de basquete Jamile Rayara vê os jogos como uma oportunidade para que as mulheres ocupem mais espaços.

“Tenho ótimas expectativas, inclusive porque acredito que é muito bom fomentar o esporte em todos os níveis, especialmente o feminino, onde há uma grande carência. Fora isto, a cidade é linda, bem estruturada, as pessoas são carismáticas e alegres. Estou adorando”, destacou a atleta.

Foto: @Divulgação

Carlos Bernardo, jogador de beach soccer, é do Maranhão e disse estar animado com a realização dos jogos em casa.

“Tem um gosto muito bom receber o JUBs aqui, na nossa cidade. Este é meu último ano como atleta universitário e eu espero que a gente seja campeão”.

Participaram também da solenidade, a vice-prefeita Esmênia Miranda, os secretários Igor Almeida (Secom); Bruno Costa (Semurh); Caroline Marques (Semed); Emílio Murad (Semai); Karla Lima (Semmam); Liviomar Macatrão (Semapa); Manuella Oliveira (Ipam); Márcio Andrade (Semap); Marco Duailibe (Secult); Mariana Miranda (Semad); Nirvana Anchieta (Semsa); Saulo Santos (Setur); Sérgio Motta (CGM); Verônica P. Pires (Semispe); e ainda o secretário de Estado de Esporte, Naldir Lopes; o deputado federal, Fernando Braide (PSD); Márcio Alves, presidente da Federação Acadêmica de Esporte; Walter Canales Santana, reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); além de representantes de instituições de ensino superior e outras autoridades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui