Aprovada em agosto pelo Congresso Nacional para acolher o Republicanos, a criação da diretoria da Codevasf para Estratégias e Finanças já tem um escolhido: Gil Cutrim (MA), ex-deputado federal e próximo ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Essa escolha é mais um movimento de Lula para agradar ao Centrão e garantir maior governabilidade. A criação da nova diretoria foi incluída na MP do reajuste salarial dos servidores a pedido do Planalto, por meio de um jabuti, alterando o número de diretores de três para quatro.

Cutrim, eleito pelo PDT em 2018 e posteriormente filiado ao Republicanos, tentou a reeleição em 2022, declarando apoio a Bolsonaro após ficar na primeira suplência. Antes de Brasília, liderou São José de Ribamar e presidiu a Federação dos Municípios do Maranhão com apoio de Flávio Dino.

A Codevasf, atualmente presidida por Marcelo Moreira, é cobiçada por sua capilaridade, principalmente no Norte e Nordeste. Além de investimentos diretos, Lula tem feito mudanças estratégicas, como a demissão de Ana Moser e Rita Serrano, para acomodar aliados de Arthur Lira.

No Republicanos, Cutrim, cuja maior investida foi a nomeação de Silvio Costa Filho, tem fortalecido o apoio às propostas econômicas do governo. O partido busca indicar o comando da Fundação Nacional da Saúde, órgão quase extinto este ano, mas que foi recriado após pressão do Congresso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui