O deputado Luiz Henrique Lula (PT) denunciou, na sessão plenária desta terça-feira (24), um conflito envolvendo cerca de 400 famílias que moram na Praia do Arpoador, distante 12 km do município de Tutóia, e a empresa que explora energia eólica na cidade.

Segundo o parlamentar, a empresa responsável pelo parque eólico instalado naquele município está expandindo sua área de atuação para um perímetro onde os nativos fazem da exploração turística a sustentabilidade do lugar.

“Não cabe, portanto, o erguimento de torres de energia eólica. É preciso uma saída, até porque lá é uma Área de Preservação Ambiental com titularidade de terra e exploração específica para a agricultura familiar, agropecuária e pesca”, esclareceu.

Luiz Henrique disse, ainda, que a empresa de exploração de energia eólica assinou contrato com a Presidência da Associação de Moradores, sendo que apenas dez de seus membros apoiam a parceria. 

Energia limpa

O deputado entende que a exploração de energia eólica é muito importante para a economia brasileira, uma vez que se trata de energia limpa.

“Mas nós também não podemos deixar que os moradores da área sejam prejudicados e, principalmente, porque a indústria do turismo é tão importante quanto a de energia eólica. Acho que é importante se debater essa questão na própria região, com a presença de deputados estaduais para que eles vejam o problema de perto. Nós temos obrigação de defender o povo. É importante que o progresso chegue aliado ao desenvolvimento sustentável”, defendeu o deputado.

O parlamentar concluiu prometendo voltar a abordar o tema, de forma mais aprofundada, o mais breve possível, propondo encaminhamentos para se buscar uma solução para a questão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui