Como parte da programação alusiva à campanha “Março Mulher: Igualdade, respeito e liberdade”, a Carreta da Mulher Maranhense, realizou, nesta terça-feira (14), ação no bairro da Isabel Cafeteira.

Na oportunidade, a unidade móvel disponibilizou serviços de saúde preventiva, como, mamografia, papanicolau, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, além de palestras educativas.

Os serviços aconteceram durante o dia inteiro, na Praça da Aurora, registrando 538 atendimentos.

Presente na ação, a secretária adjunta, Antonieta Lago, destacou a importância dos serviços da Carreta da Mulher alcançarem as mulheres que mais precisam e não tem condições.

“Esta é uma ação importante e o Governo do do Maranhão, através do nosso governador Carlos Brandão, determina que a Secretaria de Estado da Mulher, através da secretária Abigail, esteja chegando mais perto da população que mais precisa, daquelas mulheres que estão nos bairros periféricos que precisam do atendimento de saúde. Então,  dentro desse mês do Março Mulher, nós escolhemos a região metropolitana de São Luís para fazer esse atendimento, chegando nos bairros mais distantes onde as mulheres mais precisam desses serviços”, observou.

A deputada estadual, Janaína, também esteve participando da ação, e ressaltou a sensibilidade da secretária Abigail Cunha, em descentralizar estes serviços tão importantes para as mulheres maranhenses.

“Estamos aqui na grande região da Cohab, com a Carreta da Mulher Maranhense, da qual eu fico muito feliz e grata de ter a  sensibilidade da nossa secretária de políticas para a mulher, a Abigail, que trouxe esse serviço essencial para as mulheres. Aqui elas estão fazendo os exames de mamografia, papanicolau, testes rápidos, recebendo também orientações. Nós sabemos que a Carreta vem justamente para descentralizar esses exames e trazer para próximo da população, para a comunidade”, afirmou.

A dona de casa, Terezinha de Jesus, uma das beneficiadas com os atendimentos, vê como de grande importância que os serviços oferecidos pela unidade móvel, sejam gratuitos, para que mulheres sem condições possam ter acesso. 

“Muitas de nós não temos condições de pagar por estes exames e serviços, então é muito importante que a Carreta da Mulher, ofereça nos bairros estes serviços para que as mulheres sem condições financeiras, possam cuidar da sua saúde“, observou. 

“Março Mulher: Igualdade, respeito e liberdade”

A campanha tem como objetivo colocar as maranhenses e suas necessidades no centro do debate público, durante todo o mês, com a ampliação de serviços, apresentação do III Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado do Maranhão, inaugurações, lançamento de editais, assinatura de decretos, encontros, palestras, seminários, capacitações, além de acesso a serviços e benefícios.

O intuito é articular e mobilizar agendas coletivas junto a movimentos de mulheres, sociedade civil organizada e organismos municipais de políticas para as mulheres, visando o fortalecimento e a valorização do protagonismo feminino em todo o estado.

“Nós, mulheres, devemos ousar em todos os espaços e não temos que ter medo. O Março Mulher é essencial para que possamos cuidar de nossas mulheres, orientando sobre a saúde feminina e a importância na realização anual de diversos exames como prevenção de doenças, através da Carreta Móvel. Que nesta edição vai de 14 a 30 de março, em diversos bairros da região metropolitana de São Luís, onde mulheres têm menos acesso a estes serviços. Mas estamos como uma programação extensa, com palestras e atividades de conscientização sobre violência doméstica, legislação e tantas outras. Que vocês poderão conferir nas redes sociais da Semu. Não percam!”, alertou a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha. 

Itinerância 

A Carreta da Mulher atua de maneira itinerante nos bairros e municípios do Maranhão. Os atendimentos são realizados com apresentação da carteira de identidade, comprovante de residência e o Cartão do SUS.

Para ser beneficiada com atendimento de mamografia, a mulher tem que ter idade entre 40 e 69 anos.

Em caso de pacientes fora dessa faixa etária, devem pedir solicitação médica, que será avaliada previamente pela equipe.◀

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui