Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Prever sobre a corrida eleitoral em Paço do Lumiar ganhou holofote na imprensa maranhense na última semana. Os dados apontavam ‘liderança’ do candidato Fred Campos (PL) com uma ampla ‘vantagem’ em relação aos seus adversários.

Mas, afinal, pode-se ou não confiar no que os números dizem? Sim! Diferente das palavras, os números não mentem! No entanto, para compreendê-los são necessários conhecer a metodologia e a tal margem de erro.

Exatamente por isso, nem tudo é tão obscuro ou vago no mundo das estatísticas. A verdade é que elas são fundamentais para a compreensão da realidade. O problema é interpretá-las corretamente.

Mas o que dizem os números do Prever sobre a corrida eleitoral luminense? Eles dizem tudo!


A três dias das eleições municipais, a verdade é que Fred e Paula estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de Paço do Lumiar no limite da margem de erro de 5,2 pontos percentuais, segundo pesquisa realizada pelo Prever, divulgada no dia 04 deste mês.

No cenário da pergunta estimulada, Fred aparece com 31,3% de intenção de votos, porém, com os 5,2 pontos percentuais para menos da margem de erro, fica com 26,1% de preferência. Paula que aparece com 23,9% de aceitação, com a margem de erro para mais, sobe para 29,1% e acaba superando o adversário, quando se leva em consideração a estatística que expressa a quantidade de erro amostral aleatório do levantamento. Não sei marcou 33,1% e Nenhum registrou 5,7%.

Claro que pode ocorrer ao contrário em relação a Fred, mas optei em usar a metodologia para menos a seu favor e para mais a favor de Paula para que as pessoas possam compreender algo quase que inexplicável: a prefeita luminense lidera dentro da margem de erro com quase três pontos de diferença numa pesquisa que não foi contratada por ela. Ou seja, nessa ótica, temos exatamente a visão do cenário da disputa naquele município.

Dados – A pesquisa do Instituto Prever ouviu 351 eleitores, entre os dias 20 a 22 de outubro. A margem de erro é de 5.2% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. O registro da pesquisa no TRE-MA é MA-03787/2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui